Como casar em tempos de crise

Olá! Casar em tempos de crise pode pode soar como algo impossível, mas acredite, com fidelidade e planejamento é possível driblar a crise e realizar seu sonho. E quando falo em fidelidade, é fidelidade ao planejamento dos gastos.

 

Casar em tempos de crise: Os três passos fundamentais

O primeiro passo é preciso saber quem e como cada um poderá contribuir no orçamento do casamento. Os noivos terão a ajuda dos pais ou você e seu noivo vão arcar com todas as despesas? Conversem sobre o assunto e definam o orçamento. Desta forma, vocês poderão ter uma ideia de valores e conseguirão controlar os gastos.

O segundo passo é ser seletivo na lista de convidados. A maioria dos fornecedores calculam o orçamento baseado no número de convidados: bufê, bebidas, decoração, bolo, doces, bem-casados… Portanto, lista pequena é igual a gasto pequeno. Em outro artigo, eu falei sobre o mini wedding , no qual tento explicar como realizar o seu casamento de uma forma mais intimista sem perder o charme e o glamour.

O terceiro passo é definir o que agrega valor para sua festa de casamento. Não é difícil você encontrar casos em que a noiva abre mão da primeira locação do vestido ou que prefere investir em ter um banda de música ao vivo que anime a festa. Casar em tempos de crise também exige ter os pés no chão. Cada casal tem a sua preferência!

 

Casar em tempos de crise: Outras dicas importantes

* Você terá que escolher muitos fornecedores para sua festa de casamento. Portanto, pesquise muito antes de fechar os contratos. A indicação de amigas que já casaram é de grande ajuda nesse momento. Uma forma de economizar, é negociar os pagamentos à vista. São bons os descontos. Se você for a algum casamento antes do seu, não deixe de reparar na qualidade dos fornecedores e de solicitar um cartão daqueles que mais te agradar.

* O vestido, difícil economizar nesse item, mas considere a opção de alugar uma peça de segunda ou terceira locação. Esqueça qualquer superstição. Considere também a opção de trazer de fora (importar). Já fotografei noivas com vestido vindo da China que custou R$ 700,00 e de muito bom gosto.

* Se possível, evite meses concorridos, como maio. Nesse mês, tem o Dia das Mães, que faz com que as flores fiquem mais caras;

* Sábado é sempre o dia mais concorrido e, consequentemente, mais caro do salão de festas;

* Casar de manhã é o máximo! Um casamento pela manhã pede decoração leve, não precisa ter velas nem iluminação;

* Escolha uma igreja menor. Isso reduz o orçamento com decoração floral, iluminação decorativa e música da cerimônia (o número de músicos e instrumentos poderá ser menor) ;

* Tente fazer você mesma alguns detalhes da decoração e lembrancinhas.

* Alguns locais permitem que o bufê seja de fora. O que permite você degustar e ver o que mais vai te agradar e dentro do seu orçamento;

* Tome cuidado com as quantidades. Calcule o tamanho do bolo, o número de doces, bem-casados, chocolates, bebidas, lembranças, de acordo com o número de convidados. Sei que isso parece óbvio, mas o que mais vejo nos casamentos em que trabalho é um grande exagero;

* Tente aproveitar ao máximo o mobiliário que o local oferece. Para decoração floral, você pode utilizar arranjo de flores menores e manter o charme;

* Opte por um convite simples, porém chique. Os preços variam muito. Pense na possibilidade de utilizar o convite virtual.

* Embora algumas instituições bancárias possam estar disponíveis para conceder créditos ao consumo, não comece a vida de casado já com dívidas. Prefira um casamento pequeno e intimista!

* Acompanhe os grupo de noivas nas redes sociais. Lá você encontrará ótimos fornecedores além de oportunidades de outras noivas desapegando de itens dos seus casamentos.

* Contrate um cerimonialista! O acompanhamento de um profissional, certamente, vai te direcionar  melhor, com preço acessível. Mas nunca se esqueça de que é sua responsabilidade analisar tudo que a cerimonialista lhe encaminha.

* Acima de tudo planeje e faça tudo com bastante antecedência.

Tenha em mente que o importante é a celebração da união com seu noivo, cercadoa de amigos e familiares.

Curta muito sua festa!

Boa sorte!

1 responder

Deixe uma resposta

Deseja incluir algum comentário?
Sinta-se a vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *