Como Escolher o Fotógrafo – Parte 1

Olá, tudo bem?

A escolha dos fornecedores do seu evento é uma tarefa crucial não é ? Uma má escolha pode fazer com que o sonho do seu evento vá por água a baixo. Para ajudar os noivos, resolvi escrever esse artigo em três partes, com dicas de como escolher o fotógrafo.

Na “Parte 1” vou descrever alguns aspectos que vão ajudar a avaliar o profissional e o seu portfólio.

Na “Parte 2” falarei sobre o material que será entregue pelo fotógrafo. Ou seja, o álbum.

Na “Parte 3” falarei sobre os serviços ofertados.

O estilo fotográfico

Antes de começar a escolher o fotógrafo que vai registrar o momento mais importante da sua vida, você precisa definir o estilo de foto que mais lhe agrada. Na Internet, é possível encontrar diversos profissionais de todos os níveis e preços. Veja o que você deseja para o seu evento. Quer um estilo vintage, artístico ou puramente fotojornalismo?  Gosta mais de fotos preto e branco, quer montagens ou não?

Depois de definido o estilo que mais lhe agrada, agora é o momento de selecionar os fotógrafos que se enquadram nesse estilo de fotografia que você escolheu. Selecione de quatro a cinco profissionais para avaliar. Nessa hora, as indicações de amigos são bem vindas.

Avaliando o profissional

Chegou o momento de avaliar o profissional que estará ao lado da noiva na maior parte do tempo. Portanto, o quesito empatia é muito importante! É imprescindível sentir-se à vontade diante desse profissional, e isso vale tanto para o noivo  quanto para a noiva.

Marque uma reunião com o fotógrafo para que ele possa apresentar o seu trabalho. Repare na pontualidade e veja se ele esclarece as suas dúvidas de forma clara e objetiva. Repare seu comportamento  durante a reunião, isso dará um bom indício se haverá empatia ou não entre vocês. Verifique também o tempo que ele está no mercado, pois os profissionais mais experientes costumam transmitir segurança ao cliente com extrema facilidade.

Informe-se sobre os cuidados que o profissional tem com todo o material obtido no seu evento. Mesmo que você não entenda a parte técnica, é bom saber se existe uma rotina de backup para eventuais imprevistos.

Avaliando o portfólio

Procure apreciar o portfólio do fotógrafo com cuidado, verifique se as fotos estão nítidas, se ficaram escuras ou desfocadas, e se elas vão realmente de encontro ao estilo fotográfico que você escolheu para o seu evento.

No exemplo abaixo, tento ilustrar a mesma cena uma com o foco bem feito e outra não.

Exemplo de Desfoque

Exemplo de imagem com o foco bem feito

 

Exemplo de Desfoque

Exemplo de imagem sem foco

 

Não deixe de verificar com o fotógrafo se todas as fotos apresentadas no portfólio são do fotógrafo ou da equipe que o acompanha. No portfólio que apresento aqui no meu site e nas redes sociais utilizo somente fotos feitas por mim.

Por enquanto é só.

Até a próxima.

0 respostas

Deixe uma resposta

Deseja incluir algum comentário?
Sinta-se a vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *