Como Escolher o Fotógrafo – Parte 3

Olá,  este é o último artigo de uma série na qual tento ajudar você com dicas que vão contribuir na hora de escolher o fotógrafo para o seu evento.

Na primeira parte,  falei como você pode analisar o fotógrafo e o seu portfólio. Na segunda parte, falo sobre a análise do material entregue. Nessa terceira e última parte falarei sobre o Serviço Prestado.

Ser um fotógrafo de casamento não se resume apenas a saber fazer o click, ele é um fornecedor de serviços e os noivos não deveriam ter preocupações com um fornecedor de serviços, certo?

 

Reunião de Apresentação

A reunião de apresentação ocorre quando você vai analisar o material do fotógrafo.

Essa reunião pode ser no estúdio do fotógrafo, na casa dos noivos ou no escritório de trabalho. Seja onde for, repare na pontualidade do fotógrafo, pois isso já é uma boa carta de apresentação.

Para quem precisa escolher o fotógrafo, essa reunião é crucial para os seus anseios, pois é nela que o fotógrafo apresentará o serviço que será prestado no seu evento. Portanto, fique atenta a forma como o profissional executa o trabalho. Procure nesse momento esquecer um pouco a questão do orçamento e  concentrar-se na qualidade do serviço oferecido.

O resultado dessa reunião, é um documento com o orçamento da cobertura fotográfica do seu evento. Verifique no se  no orçamento estão listados os itens que foram discutidos durante a reunião e não se espante se este documento tiver um prazo de validade.

 

Quem Fará a sua Cobertura Fotográfica

Certifique-se de que o serviço contratado será realizado pelo próprio fotógrafo no dia do evento. Alguns profissionais podem enviar uma equipe. No meu caso, quando os noivos me procuram, é porque eles olharam o meu trabalho, portanto, eles esperam que eu me apresente no dia do evento.

Mas lembre-se, o fato do profissional enviar uma equipe não deve desmerecer o serviço contratado. Eu chamei a atenção para esse aspecto porque o combinado não sai caro. Assim, não haverá desentendimentos de ambas as partes.

 

Contrato de Prestação de Serviço

contrato

Esse é um item de grande importância ao escolher o fotógrafo. Costumo dizer para os meus clientes que eu não vendo foto ou álbum, o que vendo é o serviço da cobertura fotográfica do evento. Um prestador de serviço sério sempre faz um contrato que assegure os direitos e os deveres de ambas as partes.

Solicite uma cópia do contrato, avalie os termos e converse com o fotógrafo sobre os itens que você não ache adequado. Verifique também se no contrato constam todos os dados do fotógrafo,  os prazos de entrega e aprovação, os horários e endereços do evento e os itens que você receberá, sejam eles brindes ou não.

 

Reunião Pré-Casamento

Essa reunião serve para que os noivos e o fotógrafo possam combinar os detalhes do evento e passarem o script da cerimônia e recepção. Isso deixa o fotógrafo preparado para tudo que ocorrerá durante o evento. Particularmente eu costumo fazer essa reunião após o ensaio de noivos (pre-wedding).

O mais importante dessa reunião é que os noivos estarão mais atentos a cada detalhe conversado. Não adianta o fotógrafo ter essa conversa no dia da cerimônia, pois nada será assimilado nesse momento.

 

Veja as horas de trabalho

Chamo a atenção nesse quesito, pois muita gente tem a impressão que o trabalho do fotógrafo se resume apenas ao click durante a cerimônia e recepção. Para esclarecer melhor esse quesito escrevi o artigo “Fotógrafo de Casamento é Caro?” onde descrevo as atividades exercidas antes, durante e depois do seu evento.

 

Dicas Gerais:

  • Desconfie de valores abaixo do mercado e dos profissionais que prometem muito.
  • Não se iluda com a quantidade de fotos que serão entregues. As vezes é melhor você ter 100 fotos de qualidade, do que ter 1000 fotos e somente 50 serem boas, preze pela qualidade e não quantidade.
  •  Informe-se exatamente quantos profissionais farão a cobertura do seu evento.
  • Verifique a qualidade das fotos e questione se as fotos apresentadas são realmente do fotógrafo.
  • Avalie o contrato de prestação de serviços.
  • Verifique quais serviços extras são oferecidos (exemplo: Making of e ensaio de noivos)

Bom, espero que esta série de artigos possa lhe ajudar na hora de escolher o fotógrafo.

Este é o último artigo desse ano, volto no ano que vem.

Feliz ano novo e até 2016.

0 respostas

Deixe uma resposta

Deseja incluir algum comentário?
Sinta-se a vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *