Fotógrafo de casamento é caro?

Esta é a pergunta de 10 entre 10 noivas. Tentarei descrever aqui, as tarefas e responsabilidades de um fotógrafo de casamento com o objetivo de esclarecer um pouco essa questão.

Um fotógrafo profissional deve possuir um equipamento profissional,  e para isso, ele investe aproximadamente R$ 10.000,00 para ter um aparato de boa qualidade ótica e realizar bons registros do seu evento. Se ele optar por um material de ponta, esse valor dobra facilmente. Já que estou falando de um profissional sério, este fotógrafo deve possuir todo o seu equipamento em dobro. Afinal, se um flash parar de funcionar, basta sacar o flash reserva e continuar registrando o evento.

No dia do casamento, este profissional inicia o seu trabalho algumas horas antes da cerimônia. Afinal, tem o “making of” da noiva. No meu caso, sempre fotografo o “making of ” de todas as noivas que me contratam.

Para se ter uma ideia, se o casamento está marcado para as 19h, para que não haja correria e atrasos, a noiva costuma iniciar  sua produção por volta das 14h. Ao lado dela estará o seu fotografo registrando os primeiros momentos do grande dia. Esse fotógrafo passará aproximadamente 12h fotografando o seu evento,  e isso inclui o making of, cerimônia e recepção.

Após o casamento, o trabalho continua com a pós produção. Essa atividade é dividida em: Edição de Fotos e Diagramação o Álbum. Estas atividades são executadas pelo próprio fotógrafo e se ele não as fizer, certamente pagará um outro profissional para realizar este serviço.

Em média, uma câmera registra 700 fotos no casamento e  tenho o hábito de  trabalhar sempre com duas câmeras: a minha e a do segundo fotógrafo. Em outro artigo  expliquei o porquê de ter o segundo fotógrafo no casamento.

Além disso, deve-se adicionar valores de equipamento para armazenar as fotos, seguro, impostos, software, encadernação do álbum, transporte, depreciação do equipamento, etc.

Até aqui  citei itens que todo fotógrafo possui, mas agora vem o item mais importante e subjetivo, que é a preparação deste profissional, ou seja,  o quanto ele investiu na carreira, em especialização através de treinamentos, congressos, cursos e workshops que darão a este profissional a condição de fazer uma ótima imagem do seu casamento. Como qualquer profissão, alguns se atualizam e outros não. Nesse item o que está sendo avaliado é o olhar do fotógrafo, isto é, a sua capacidade de fazer ótimas imagens.

conhecimento-fotografico

Sendo assim, não quero dizer que bom fotógrafo seja caro. Você pode encontrar um bom fotógrafo em início de carreira com um preço bem acessível, como  o objetivo de conquistar seu espaço no mercado. Isso é muito comum.

Bom, espero poder ter ajudado a esclarecer essa questão.

Até a próxima!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Deseja incluir algum comentário?
Sinta-se a vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *