O Cortejo de Entrada

Se vocês não tem um(a) cerimonialista, deixarei aqui uma dica de como organizar o cortejo de entrada do seu casamento.

Antes que os noivos  sintam-se culpados em alterar alguma tradição, saibam que tudo que é tradicional quando se fala em casamento, já foi alterado um dia. Eu mesmo já fotografei diversos formatos de cortejo. Além disso, deve-se levar em conta a diversidade de culturas e religiões em seus diversos formatos.

Um detalhe importante: lembrem-se sempre que as mulheres do cortejo entram à esquerda de seus acompanhantes. Portanto, elas devem dar o braço direito.

A entrada do Cortejo:

O Noivo
É ele quem inicia o cortejo acompanhado de sua mãe. Ao chegar no altar, o noivo deve posicionar  sua mãe no local certo, à direita do altar e depois se posicionar um pouco mais à frente para receber a noiva. Dar um beijo no rosto da mãe nesse momento eleva a emoção da cerimônia.

O Pais
O Pai no noivo entra acompanhado da Mãe da noiva, lembrando de manter a mulher do lado esquerdo. Ao chegar no altar, o Pai do noivo deve acompanhar a Mãe da noiva até o lado esquerdo do altar e depois  posicionar-se do lado direito do altar.
Isso facilitará a vida dos padrinhos esquecidos ou desatentos,  pois vocês entenderão logo mais abaixo.

Os Padrinhos
Os padrinhos da noiva e do noivo entram intercalados, começando por um casal de padrinhos do noivo. Ao chegar no altar, os padrinhos do noivo devem se posicionar à direita enquanto os padrinhos da noiva se posicionam a esquerda.
É neste momento em que se pode facilitar a vida dos padrinhos esquecidos ou desatentos. É preciso orientar os padrinhos do noivo a se posicionarem do lado do altar onde está o Pai do noivo. E os padrinhos da noiva devem ser orientados a se posicionarem do lado do altar onde está a Mãe da noiva.
Dependendo do espaço físico e da quantidade de casais,  pode-se optar  deixar todos os padrinhos em pé, todos sentados ou deixar apenas as madrinhas sentadas com os padrinhos em pé atrás das madrinhas.

Dama de Honra (Demoiselle)
Muito comum na cultura norte americana, as damas de honra são mulheres adultas quem vem no cortejo sem par e segurando apenas um pequeno buquê.

Damas e Pajens
Lembro mais uma vez que as meninas devem entrar à esquerda dos pajens. Ao chegar no altar as crianças se posicionam do lado esquerdo próximo a mãe da noiva.
Aqui vai uma observação, a imprevisibilidade das crianças está ligada à sua idade. Ou seja, quanto mais nova for a criança, maior pode ser o imprevisto na sua entrada.

A noiva
É a única mulher que entra pelo lado direito. Ela dá o braço esquerdo ao seu Pai e segura o buquê com a mão direita. Ao chegar no altar, o pai da noiva abençoa a filha com um beijo na testa, no rosto ou na mão. Após isso, o noivo se dirige ao Pai da noiva e o cumprimenta, o Pai da noiva entrega a mão da noiva ao noivo. Em seguida, o Pai da noiva deve se posicionar ao lado da mãe da noiva.
Aqui vai um detalhe muito importante: ao receber a mão da noiva, o noivo se posicionará à direita da noiva. Ou seja, o noivo dá o braço esquerdo. Assim o noivo permanecerá do lado direito do altar (onde estão seus Pais e padrinhos) e a noiva do lado esquerdo (onde estão os Pais e padrinhos da noiva).  No altar, a noiva entrega o buquê a sua mãe que o segurará durante toda a cerimônia.
Se a noiva não tiver Pai, ela pode entrar sozinha ou acompanhado por um irmão, um avô ou outra pessoa de importância para a noiva.
A noiva também pode optar por vir com pajens segurando o seu véu durante o cortejo. Após a noiva chegar no altar, esses pajens deixam o véu no chão e se retiram do altar

 

A saída do Cortejo:

Os Noivos
São eles quem vem a frente do cortejo na saída do local da cerimônia.
Apesar do protocolo dizer que os noivos devem iniciar o cortejo na saída da igreja, alguns casais preferem sair no final para que os padrinhos e os convidados possam fazer o corredor para saudar os noivos com bolas de sabão ou com os sparkles.
A minha dica é, deixem essa saudação para a entrada do casal no salão da recepção. Além de quebrar o protocolo do casamento, imagine como ficará a foto e a filmagem do casal com a Igreja vazia? Essa foto perderá toda a emoção do momento.
Lembre-se os noivos sempre vem na frente do cortejo na saída.

Pajens e Damas
Logo após os noivos vem as daminhas e os pajens. Os pajens que seguravam o véu da noiva retornam nesse momento auxiliando a noiva na saída da igreja.

Pais da Noiva

Pais do Noivo

Padrinhos e Madrinhas

Damas de Honra

 

Espero que esta dica possa ajudar.

Abraço!

0 respostas

Deixe uma resposta

Deseja incluir algum comentário?
Sinta-se a vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *