,

O que é Álbum Fine Art?

Olá! No último artigo, tentei esclarecer a diferença entre Fotolivro e Álbum Fotográfico. Nele, comentei sobre os álbuns fine art. Hoje vou explicar o que é Álbum Fine Art.

Inicialmente, o termo Fine Art surgiu com a finalidade de diferenciar a obra que tem como  principal objetivo, o valor estético. Por exemplo, um retrato da Rainha Elizabeth, que  tem o propósito de perdurar a imagem da Rainha para as várias gerações, não pode ser considerado Fine Art.

Retrato Rainha Elizabeth I

Retrato Rainha Elizabeth I

Na fotografia, o termo é utilizado com o mesmo objetivo: diferenciar os trabalhos de cunho estético e artístico.

Como toda obra de arte, o cuidado com a impressão e manuseio é fundamental, e da mesma forma que os pintores da antiguidade escolhiam suas tintas e telas, o álbum Fine Art também possui esta preocupação.

No Álbum Fine Art, o papel utilizado não é o papel fotográfico,porém,  em seu lugar, utiliza-se o papel com fibra de algodão, papel resinado, ou até mesmo telas (canvas).

É possível encontrar diversas texturas para esse tipo de papel, e tudo que estiver em contato com ele, deve ter o PH neutro.  Por isso, existe a  necessidade da utilização de luvas de algodão e até mesmo máscara, para evitar o risco da  saliva ir para o papel. Algumas empresas já enviam a luva e aplicam um spray protetor nas páginas (uma espécie de verniz).

As tintas utilizadas também são diferentes. Enquanto a sua impressora utiliza um tinta corante, na impressão Fine Art a tinta utilizada é com pigmentação mineral. Pelo fato de ser a base de água, a tinta corante se desfaz com mais facilidade quando se molha. Além disso, a tinta corante sofre com a ação da luz e por isso, ela desbota com mais facilidade. Isso já não ocorre com a tinta pigmentada, por isso as impressões que utilizam esse tipo de tinta tem uma durabilidade maior.

Utilizando o produto certo e certificado, uma impressão como esta, pode durar mais de 200 anos (desde que haja todos os cuidados necessários).

O processo de impressão e manuseio utilizado nesse tipo de álbum é o mesmo utilizado pelas galerias de arte de todo o mundo. Por esses motivos, o Álbum Fine Art tem um custo elevado, se comparado aos álbuns tradicionais.

Espero ter ajudado.

Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Deseja incluir algum comentário?
Sinta-se a vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *