,

Qual a diferença entre álbum e fotolivro?

Olá! Hoje vou tentar esclarecer a diferença entre álbum e fotolivro.

Digo que tentarei, porque de uma forma simples, podemos dizer que ambos são álbuns de fotografia. Basicamente, o que diferencia o álbum do fotolivro é a produção no material.

O álbum é impresso em papel fotográfico e por isso ele só pode ser impresso em uma face, sendo necessário colar as fotos para ter as imagens nas duas faces. Isso torna o álbum fotográfico mais grosso e mais pesado que o fotolivro.

Em alguns casos, essas folhas são reforçadas com uma cartolina, onde as fotos são coladas em cada face. Além disso, as páginas podem ser laminadas. No processo de laminação, as páginas recebem uma fina película na sua superfície com o objetivo de proteger a foto.

album panoramico

Miolo do álbum panorâmico

Todo esse processo concede ao álbum uma maior resistência e durabilidade. Por ser uma produção muito mais elaborada, o álbum também costuma ser mais caro.

album panoramico

Álbum Panorâmico

 

Já o fotolivro é impresso em papel couché em ambas as faces. Esse tipo de papel é mais maleável e tem o risco de haver dobras e rasgos. O processo de impressão é diferente do álbum e o seu miolo é muito parecido com os livros que encontramos nas livrarias.

fotolivro

Miolo fotolivro

 

Álbum e fotolivro podem ter capa dura e personalizada.

Os álbuns possuem uma variedade um pouco maior de capas como acrílico, madeira, aço escovado, tecido e outros.

Existem também os álbuns fine arts que, apesar de não ser nenhuma novidade, estão começando a ganhar força no Brasil. O único problema desse tipo de álbum é o custo bem elevado, porém a sua durabilidade ultrapassa os 200 anos.

É isso. Espero ter esclarecido um pouco sobre a diferença entre álbum e fotolivro.

Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Deseja incluir algum comentário?
Sinta-se a vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *