Não Faça a Filmagem e Economize no seu Casamento

Sinceramente, não sei quem pode dar uma sugestão dessa. Mas ultimamente tenho visto muitas noivas questionando a importância de se contratar uma equipe de filmagem para o seu casamento com o objetivo de abrir mão desse profissional e baixar o orçamento do evento.

Bom, o aviso que posso dar aos noivos que pensam assim, é que vocês podem estar cometendo um grande erro em não contratar esse serviço.

Mas, antes de explicar aos noivos o porquê podem se arrepender, vou retornar um pouco no tempo e tentar explicar alguns motivos da filmagem se tornar uma opção de corte no orçamento:
Antigamente, para se assistir o vídeo você era sempre dependente de um player. Primeiro os players de fita VHS e depois os DVD. Sempre tinha o risco da fita embolar no player ou do DVD arranhar e você nunca mais poder assistir ao seu casamento e o seu investimento iria por água a baixo. Além disso, algumas edições daquela época eram um verdadeiro filme de longa metragem, o que tornava cansativo assistir ao vídeo após a terceira vez.

Felizmente, a tecnologia evoluiu e a era digital veio pra ficar. Hoje você pode carregar vídeos no seu celular ou tablet e assistir em qualquer lugar. Além disso, as edições passaram a ser menores e com os momentos realmente mais importantes do seu casamento.
Agora imagine aquele momento em que a noiva entra na Igreja cantando para o noivo, a voz trêmula do noivo na troca dos votos ou a coreografia que os noivos tanto ensaiaram. Me diga se você acha mesmo que não vai se arrepender de não poder rever esses momentos?
Espero ter ajudado. Até a próxima.

Além disso algumas edições antigamente eram um verdadeiro filme de longa metragem o que tornava cansativo assistir ao vídeo após a terceira vez.
Felizmente a tecnologia evoluiu e a era digital veio pra ficar, hoje você pode carregar vídeos no seu celular e assistir em qualquer lugar. Além disso as edições passaram a ser menores e com os momentos realmente mais importantes do seu casamento.

Agora imagine aquele momento em que a noiva entra na Igreja cantando para o noivo, a voz trêmula do noivo na troca dos votos ou a coreografia que os noivos tanto ensaiaram. Me diga se você acha mesmo que não vai se arrepender de não poder rever esses momentos?
Espero ter ajudado. Até a próxima.

Chá de Cabelo

Chá de Cabelo o Novo Ritual Entre Noivas e Madrinhas

Entre noivas e madrinhas existem alguns rituais tradicionais pré casamento como o Chá de Panela e mais recentemente o Chá de Lingerie e Chá de Bar. Agora, surge um novo evento chamado Chá de Cabelo.

Esses rituais servem para trazer momentos de descontração entre noivas e suas madrinhas antes do grande dia.

O novo chá foi popularizado pela cantora Preta Gil quando ela postou nas redes sociais a sua tarde de beleza com suas madrinhas no salão. E muito recentemente, foi a vez da atriz Bruna Hamú postar o seu encontro com as suas madrinhas durante a sessão de beleza.

O Chá de Cabelo é uma ótima opção para as noivas que pretendem se arrumar junto com os familiares.

Chá de CabeloNo Chá de Cabelo, a noiva e suas madrinhas recebem tratamentos capilares e estéticos como: massagem, hidratação, escova, manicure e pedicure.

Alguns salões dispõem também de bebidas e serviços opcionais como o de fotografia para registrar esse momento.

É aconselhável que se marque esse tipo de serviço com antecedência e lembre-se de que quanto mais pessoas, maior  a possibilidade de desconto.

Então, o que acha de passar um momento assim com suas madrinhas?

Até a próxima!

Madrinhas e Damas

Damas de Honra Adultas

Olá. Muito popular nos países de origem anglo/saxão (exemplo: Inglaterra), as damas de honra adultas (também chamadas de Demoiselles) costumam ser amigas próximas ou parentes da noiva. Normalmente elas participam ativamente das atividades de planejamento, preparação e realização do casamento.

A palavra Demoiselle é francesa e significa “donzela”, “moça” e por isso que ela entra sem um parceiro. Há uma história que diz que a dama de honra não seja casada, pois assim será observada linda por algum provável pretendente.

Essa opção pelas damas de honra contribui a não encher o altar de padrinhos e além disso os noivos não precisam se preocupar em encontrar um par para a dama. Costuma-se usar de uma até quatro damas de honra adultas.

Normalmente as demoiselles vestem modelos iguais de vestidos. Mas também é possível usar modelos diferentes desde que da mesma cor. Além disso as damas entram no cortejo segurando um discreto buquê, sempre menor que o buquê da noiva e com as mesmas cores do buquê da noiva. Atente-se de criar uma harmonia entre os vestidos das Damas de Honra e das Madrinhas.

Se você quiser saber em que posição do cortejo as damas de honra entram , então sugiro que você leia o artigo sobre o Cortejo de Entrada onde eu explico exatamente isso com detalhes.

Acima de tudo lembre-se de que a personagem principal do casamento é a noiva e por isso, as extravagâncias no look ou make não é aconselhável.

Até a próxima.

Voalete e Casquete

Olá! No artigo de hoje, tentarei explicar dois acessórios que dão muito charme e sofisticação ao look das noivas: o Casquete e o Voalete.

Ambos, além de estilosos, dão um look vintage e podem ser utilizados isoladamente ou juntos.

Para as noivas que desejam sair do tradicional, estes  acessórios são excelentes opções.

 

Casquete

É um pequeno chapéu utilizado na lateral da cabeça.

Este acessório  surgiu nos anos 40, e geralmente é utilizado em casamento à luz do dia.

Existem Casquetes de vários tamanhos, mas a dica é que o Casquete deve cobrir a cabeça da noiva na mesma proporção que o vestido cobre o seu corpo. Ou seja, para um vestido curto com tomara que caia, aconselha-se um casquete pequeno.

A noiva deve usar o casquete na lateral da cabeça, no sentido contrário à franja ou à direita da cabeça. Lembre-se de escolher modelos que combinem com o vestido.

Uma curiosidade:  quando este acessório é adornado por plumas, pedrarias ou penas, ele passa a se chamar Fascinator.

O Casquete pode ser preso por grampos ou por uma tiara.

 

 

Voalete

O Voalete ou Voilettetem a função de um pequeno véu,  é feito de um tecido com textura mais espaçada devido ao fato dele ser usado sobre os olhos da noiva.

Este acessório pode ser utilizado cobrindo os dois olhos, indo até a ponta do nariz, ou lateralmente, cobrindo apenas um dos olhos. Aqui no Brasil vejo poucas noivas utilizando o Voalete pelo fato de optarem em permanecer no tradicional Véu ou Mantilha (clique aqui pra saber a diferença). Mas acredite, a opção desse acessório não diminui em nada o glamour e a sofisticação do visual da noiva.

 

 

Bom, espero que essas dicas possam ajudar na escolha do seu look. Até a próxima!

 

Véu ou Mantilha?

Véu ou mantilha?

Saiba as suas diferenças e como usar esse que é, além do vestido, um dos maiores símbolos de uma noiva.

O  significando é tão marcante, que sempre vejo as noivas se emocionando durante o making of no momento em que elas colocam este acessório.

De origem hispânica, a mantilha é trabalhada com renda o que dá um ar romântico ao visual da noiva. Apesar de poder ser de tule, o seu tecido costuma ser mais pesado. A noiva pode optar por uma renda fina ou mais larga na sua borda.

A dica é que a renda seja da mesma família da renda do vestido. Não existe uma regra pra se usar a mantilha, a noiva pode optar em usa-la atrás do coque, ou, se desejar um visual angelical, ela pode usar a mantilha em cima da cabeça na altura de sua orelha.

 

Não menos nobre que a mantilha, o véu não possui a renda na borda e pode ser liso ou com bolas brancas chamado Point D’esprint ou Véu de Poá, sendo este geralmente indicado para os vestidos sem muitos detalhes trabalhados.

 

Tanto o véu como a mantilha podem ser longos ou curtos.

No caso de ser curto, pode-se usá-los de três formas: na altura da ponta dos dedos, na altura dos cotovelos ou na altura dos ombros da noiva. Este último é muito usando para os casamentos realizados durante o dia ou ao ar livre.

Já no caso de ser longo, o tamanho médio varia entre 3 a 4 metros. Para a noiva que possui o vestido com cauda muito longa, aconselha-se a usar o véu seja 40cm maior que a cauda. Quando fizer a prova do vestido, lembre-se sempre de experimentaá-lo junto para evitar surpresas indesejadas.

Espero ter ajudado. Até a próxima !

Como guardamos suas fotos

Olá, a forma como os fotógrafos guardam as suas fotos é um item que 100% dos clientes não avaliam no momento de decidir qual profissional fará a cobertura fotográfica do seu evento. Na verdade o cliente já presume que o fotógrafo toma os devidos cuidados para que não se perca o material do seu evento. Realmente deveria ser assim mas acreditem, na prática isso não acontece.

Imagine a situação onde vocês planejam o seu evento por um ano ou mais, no grande dia tudo acontece da forma grandiosa como você planejou e no final todo o registro desses momento se perde por causa do HD do fotógrafo ter queimado? Por mais cuidadoso que o fotógrafo seja, o HD tem o seu tempo de vida útil e um dia inevitavelmente ele irá parar de funcionar. A partir do 4o. ano o HD que tem uso contínuo já apresenta queda de performance.

Recentemente eu mesmo vivi a situação de ter o meu HD de armazenamento de fotos queimado. O meu HD já estava a 6 anos em atividade, pois aqui eu tomo os cuidados de ter uma rede elétrica estabilizada e nobreak. E quer saber qual foi o grau de preocupação ao ver o HD parar de funcionar? Foi ZERO e vou explicar quais os cuidados que tomo pra que isso aconteça.

Logo após o evento nós fotógrafos executamos o processo de ingestão das fotos. Esse processo nada mais é do que transferir as fotos dos cartões de memória para o dispositivo de armazenamento. No meu caso eu descarrego as fotos num dispositivo chamado Storage. Este dispositivo possui dois HDs espelhados. Ou seja, são dois HDs que tem o seu conteúdo rigorosamente igual. Dependendo da quantidade de fotos, esse processo leva aproximadamente 4h.

Storage armazenamento de fotos

Storage

Após esse processo vem o famoso backup, onde utilizo um terceiro HD para guardar as fotos. Nesse momento, o seu material fotográfico está armazenado em três HDs diferentes. Somente depois do cliente selecionar as fotos que serão utilizadas no álbum, eu descarrego essas fotos da Storage para o HD do micro onde será realizado a diagramação do álbum. Com isso eu diminuo a necessidade de manter os HDs da Storage ativos o todo o tempo aumentando assim, a vida útil dos seus HDs. Entendeu o motivo de eu não me preocupar quando um HD da minha Storage queimou? E se a minha Storage apresentar problema e eu perder os dois HDs eu posso recorrer o HD de backup.

Cada fotógrafo tem o seu sistema de armazenamento, uns com mais outros menos segurança. O meu objetivo aqui nesse artigo é mostrar para os meus clientes (atuais e futuros) como eu cuido das fotos captadas no evento que você teve tanto carinho pra realizar.

Bom, espero que vocês tenham gostado do artigo.

Até a próxima!

Como casar em tempos de crise

Olá! Casar em tempos de crise pode pode soar como algo impossível, mas acredite, com fidelidade e planejamento é possível driblar a crise e realizar seu sonho. E quando falo em fidelidade, é fidelidade ao planejamento dos gastos.

 

Casar em tempos de crise: Os três passos fundamentais

O primeiro passo é preciso saber quem e como cada um poderá contribuir no orçamento do casamento. Os noivos terão a ajuda dos pais ou você e seu noivo vão arcar com todas as despesas? Conversem sobre o assunto e definam o orçamento. Desta forma, vocês poderão ter uma ideia de valores e conseguirão controlar os gastos.

O segundo passo é ser seletivo na lista de convidados. A maioria dos fornecedores calculam o orçamento baseado no número de convidados: bufê, bebidas, decoração, bolo, doces, bem-casados… Portanto, lista pequena é igual a gasto pequeno. Em outro artigo, eu falei sobre o mini wedding , no qual tento explicar como realizar o seu casamento de uma forma mais intimista sem perder o charme e o glamour.

O terceiro passo é definir o que agrega valor para sua festa de casamento. Não é difícil você encontrar casos em que a noiva abre mão da primeira locação do vestido ou que prefere investir em ter um banda de música ao vivo que anime a festa. Casar em tempos de crise também exige ter os pés no chão. Cada casal tem a sua preferência!

 

Casar em tempos de crise: Outras dicas importantes

* Você terá que escolher muitos fornecedores para sua festa de casamento. Portanto, pesquise muito antes de fechar os contratos. A indicação de amigas que já casaram é de grande ajuda nesse momento. Uma forma de economizar, é negociar os pagamentos à vista. São bons os descontos. Se você for a algum casamento antes do seu, não deixe de reparar na qualidade dos fornecedores e de solicitar um cartão daqueles que mais te agradar.

* O vestido, difícil economizar nesse item, mas considere a opção de alugar uma peça de segunda ou terceira locação. Esqueça qualquer superstição. Considere também a opção de trazer de fora (importar). Já fotografei noivas com vestido vindo da China que custou R$ 700,00 e de muito bom gosto.

* Se possível, evite meses concorridos, como maio. Nesse mês, tem o Dia das Mães, que faz com que as flores fiquem mais caras;

* Sábado é sempre o dia mais concorrido e, consequentemente, mais caro do salão de festas;

* Casar de manhã é o máximo! Um casamento pela manhã pede decoração leve, não precisa ter velas nem iluminação;

* Escolha uma igreja menor. Isso reduz o orçamento com decoração floral, iluminação decorativa e música da cerimônia (o número de músicos e instrumentos poderá ser menor) ;

* Tente fazer você mesma alguns detalhes da decoração e lembrancinhas.

* Alguns locais permitem que o bufê seja de fora. O que permite você degustar e ver o que mais vai te agradar e dentro do seu orçamento;

* Tome cuidado com as quantidades. Calcule o tamanho do bolo, o número de doces, bem-casados, chocolates, bebidas, lembranças, de acordo com o número de convidados. Sei que isso parece óbvio, mas o que mais vejo nos casamentos em que trabalho é um grande exagero;

* Tente aproveitar ao máximo o mobiliário que o local oferece. Para decoração floral, você pode utilizar arranjo de flores menores e manter o charme;

* Opte por um convite simples, porém chique. Os preços variam muito. Pense na possibilidade de utilizar o convite virtual.

* Embora algumas instituições bancárias possam estar disponíveis para conceder créditos ao consumo, não comece a vida de casado já com dívidas. Prefira um casamento pequeno e intimista!

* Acompanhe os grupo de noivas nas redes sociais. Lá você encontrará ótimos fornecedores além de oportunidades de outras noivas desapegando de itens dos seus casamentos.

* Contrate um cerimonialista! O acompanhamento de um profissional, certamente, vai te direcionar  melhor, com preço acessível. Mas nunca se esqueça de que é sua responsabilidade analisar tudo que a cerimonialista lhe encaminha.

* Acima de tudo planeje e faça tudo com bastante antecedência.

Tenha em mente que o importante é a celebração da união com seu noivo, cercadoa de amigos e familiares.

Curta muito sua festa!

Boa sorte!

O que é Álbum Fine Art?

Olá! No último artigo, tentei esclarecer a diferença entre Fotolivro e Álbum Fotográfico. Nele, comentei sobre os álbuns fine art. Hoje vou explicar o que é Álbum Fine Art.

Inicialmente, o termo Fine Art surgiu com a finalidade de diferenciar a obra que tem como  principal objetivo, o valor estético. Por exemplo, um retrato da Rainha Elizabeth, que  tem o propósito de perdurar a imagem da Rainha para as várias gerações, não pode ser considerado Fine Art.

Retrato Rainha Elizabeth I

Retrato Rainha Elizabeth I

Na fotografia, o termo é utilizado com o mesmo objetivo: diferenciar os trabalhos de cunho estético e artístico.

Como toda obra de arte, o cuidado com a impressão e manuseio é fundamental, e da mesma forma que os pintores da antiguidade escolhiam suas tintas e telas, o álbum Fine Art também possui esta preocupação.

No Álbum Fine Art, o papel utilizado não é o papel fotográfico,porém,  em seu lugar, utiliza-se o papel com fibra de algodão, papel resinado, ou até mesmo telas (canvas).

É possível encontrar diversas texturas para esse tipo de papel, e tudo que estiver em contato com ele, deve ter o PH neutro.  Por isso, existe a  necessidade da utilização de luvas de algodão e até mesmo máscara, para evitar o risco da  saliva ir para o papel. Algumas empresas já enviam a luva e aplicam um spray protetor nas páginas (uma espécie de verniz).

As tintas utilizadas também são diferentes. Enquanto a sua impressora utiliza um tinta corante, na impressão Fine Art a tinta utilizada é com pigmentação mineral. Pelo fato de ser a base de água, a tinta corante se desfaz com mais facilidade quando se molha. Além disso, a tinta corante sofre com a ação da luz e por isso, ela desbota com mais facilidade. Isso já não ocorre com a tinta pigmentada, por isso as impressões que utilizam esse tipo de tinta tem uma durabilidade maior.

Utilizando o produto certo e certificado, uma impressão como esta, pode durar mais de 200 anos (desde que haja todos os cuidados necessários).

O processo de impressão e manuseio utilizado nesse tipo de álbum é o mesmo utilizado pelas galerias de arte de todo o mundo. Por esses motivos, o Álbum Fine Art tem um custo elevado, se comparado aos álbuns tradicionais.

Espero ter ajudado.

Até a próxima!

Qual a diferença entre álbum e fotolivro?

Olá! Hoje vou tentar esclarecer a diferença entre álbum e fotolivro.

Digo que tentarei, porque de uma forma simples, podemos dizer que ambos são álbuns de fotografia. Basicamente, o que diferencia o álbum do fotolivro é a produção no material.

O álbum é impresso em papel fotográfico e por isso ele só pode ser impresso em uma face, sendo necessário colar as fotos para ter as imagens nas duas faces. Isso torna o álbum fotográfico mais grosso e mais pesado que o fotolivro.

Em alguns casos, essas folhas são reforçadas com uma cartolina, onde as fotos são coladas em cada face. Além disso, as páginas podem ser laminadas. No processo de laminação, as páginas recebem uma fina película na sua superfície com o objetivo de proteger a foto.

album panoramico

Miolo do álbum panorâmico

Todo esse processo concede ao álbum uma maior resistência e durabilidade. Por ser uma produção muito mais elaborada, o álbum também costuma ser mais caro.

album panoramico

Álbum Panorâmico

 

Já o fotolivro é impresso em papel couché em ambas as faces. Esse tipo de papel é mais maleável e tem o risco de haver dobras e rasgos. O processo de impressão é diferente do álbum e o seu miolo é muito parecido com os livros que encontramos nas livrarias.

fotolivro

Miolo fotolivro

 

Álbum e fotolivro podem ter capa dura e personalizada.

Os álbuns possuem uma variedade um pouco maior de capas como acrílico, madeira, aço escovado, tecido e outros.

Existem também os álbuns fine arts que, apesar de não ser nenhuma novidade, estão começando a ganhar força no Brasil. O único problema desse tipo de álbum é o custo bem elevado, porém a sua durabilidade ultrapassa os 200 anos.

É isso. Espero ter esclarecido um pouco sobre a diferença entre álbum e fotolivro.

Até a próxima!

Como Escolher o Fotógrafo – Parte 3

Olá,  este é o último artigo de uma série na qual tento ajudar você com dicas que vão contribuir na hora de escolher o fotógrafo para o seu evento.

Na primeira parte,  falei como você pode analisar o fotógrafo e o seu portfólio. Na segunda parte, falo sobre a análise do material entregue. Nessa terceira e última parte falarei sobre o Serviço Prestado.

Ser um fotógrafo de casamento não se resume apenas a saber fazer o click, ele é um fornecedor de serviços e os noivos não deveriam ter preocupações com um fornecedor de serviços, certo?

 

Reunião de Apresentação

A reunião de apresentação ocorre quando você vai analisar o material do fotógrafo.

Essa reunião pode ser no estúdio do fotógrafo, na casa dos noivos ou no escritório de trabalho. Seja onde for, repare na pontualidade do fotógrafo, pois isso já é uma boa carta de apresentação.

Para quem precisa escolher o fotógrafo, essa reunião é crucial para os seus anseios, pois é nela que o fotógrafo apresentará o serviço que será prestado no seu evento. Portanto, fique atenta a forma como o profissional executa o trabalho. Procure nesse momento esquecer um pouco a questão do orçamento e  concentrar-se na qualidade do serviço oferecido.

O resultado dessa reunião, é um documento com o orçamento da cobertura fotográfica do seu evento. Verifique no se  no orçamento estão listados os itens que foram discutidos durante a reunião e não se espante se este documento tiver um prazo de validade.

 

Quem Fará a sua Cobertura Fotográfica

Certifique-se de que o serviço contratado será realizado pelo próprio fotógrafo no dia do evento. Alguns profissionais podem enviar uma equipe. No meu caso, quando os noivos me procuram, é porque eles olharam o meu trabalho, portanto, eles esperam que eu me apresente no dia do evento.

Mas lembre-se, o fato do profissional enviar uma equipe não deve desmerecer o serviço contratado. Eu chamei a atenção para esse aspecto porque o combinado não sai caro. Assim, não haverá desentendimentos de ambas as partes.

 

Contrato de Prestação de Serviço

contrato

Esse é um item de grande importância ao escolher o fotógrafo. Costumo dizer para os meus clientes que eu não vendo foto ou álbum, o que vendo é o serviço da cobertura fotográfica do evento. Um prestador de serviço sério sempre faz um contrato que assegure os direitos e os deveres de ambas as partes.

Solicite uma cópia do contrato, avalie os termos e converse com o fotógrafo sobre os itens que você não ache adequado. Verifique também se no contrato constam todos os dados do fotógrafo,  os prazos de entrega e aprovação, os horários e endereços do evento e os itens que você receberá, sejam eles brindes ou não.

 

Reunião Pré-Casamento

Essa reunião serve para que os noivos e o fotógrafo possam combinar os detalhes do evento e passarem o script da cerimônia e recepção. Isso deixa o fotógrafo preparado para tudo que ocorrerá durante o evento. Particularmente eu costumo fazer essa reunião após o ensaio de noivos (pre-wedding).

O mais importante dessa reunião é que os noivos estarão mais atentos a cada detalhe conversado. Não adianta o fotógrafo ter essa conversa no dia da cerimônia, pois nada será assimilado nesse momento.

 

Veja as horas de trabalho

Chamo a atenção nesse quesito, pois muita gente tem a impressão que o trabalho do fotógrafo se resume apenas ao click durante a cerimônia e recepção. Para esclarecer melhor esse quesito escrevi o artigo “Fotógrafo de Casamento é Caro?” onde descrevo as atividades exercidas antes, durante e depois do seu evento.

 

Dicas Gerais:

  • Desconfie de valores abaixo do mercado e dos profissionais que prometem muito.
  • Não se iluda com a quantidade de fotos que serão entregues. As vezes é melhor você ter 100 fotos de qualidade, do que ter 1000 fotos e somente 50 serem boas, preze pela qualidade e não quantidade.
  •  Informe-se exatamente quantos profissionais farão a cobertura do seu evento.
  • Verifique a qualidade das fotos e questione se as fotos apresentadas são realmente do fotógrafo.
  • Avalie o contrato de prestação de serviços.
  • Verifique quais serviços extras são oferecidos (exemplo: Making of e ensaio de noivos)

Bom, espero que esta série de artigos possa lhe ajudar na hora de escolher o fotógrafo.

Este é o último artigo desse ano, volto no ano que vem.

Feliz ano novo e até 2016.