Como Escolher o Fotógrafo – Parte 2

Olá! na primeira parte dessa série de três artigos de Como Escolher o Fotógrafo eu falei como você pode analisar o fotógrafo e o seu portfólio.

Dando continuidade à série artigos,  falarei sobre a avaliação do material que é entregue.

No mercado existem diversos produtos ofertados aos clientes. Alguns deles são entregues antes mesmo do evento, pois eles farão parte da decoração do salão de festas. Citarei aqui os mais ofertados.

Banner

O banner é uma foto impressa numa lona e é utilizada na decoração da festa.

No caso dos noivos, a foto pode ser uma imagem do pré-wedding (clique aqui para saber o que é pre-wedding). Os banners costumam ser grandes, eu mesmo tive oportunidade de ver um banner com mais de 3m. Portanto, é bom pensar no que será feito com o banner após a festa. Além disso, deve-se observar se houve mudança nas cores e na definição da foto impressa. Um imagem muito grande pode apresentar muito ruído (aquela impressão de imagem pontilhada).

 

Quadro de assinatura

Geralmente, os quadros de assinatura são do tamanho 50x60cm. A foto também pode ser uma imagem do ensaio pre-wedding.

Esses quadros costumam ficar na entrada do salão de festas, onde os convidados podem assinar ou escrever dedicatórias no paspatur (aquela área entre a foto e a moldura do quadro).

A vantagem que o quadro tem sobre o banner, é que após a festa você poderá utilizar o quadro para decorar a casa. A foto não costuma ser um complicador nesse produto, mas lembre-se que o quadro precisará de um cavalete para ser posicionado na entrada do salão. Portanto, veja se o fotógrafo oferece o cavalete.

quadro de assinatura

Quadro de assinatura

 

Livro de assinatura

Esse é mais um produto que você pode criar a partir das fotos do ensaio pre-wedding. Esse produto costuma ser um fotolivro com páginas em branco para que os convidados possam escrever sua dedicatória durante a festa. Esse livro não costuma ser diagramado, o que facilita a sua confecção, sendo necessário apenas escolher as fotos que farão parte do livro de assinatura. O ponto crucial desse produto é a antecedência que ele é entregue ao cliente.

 

Fotos do Evento

É sempre bom você se certificar se as fotos do seu evento serão entregues e se isso terá algum custo adicional.

A entrega pode ser feita em CD, DVD ou em Pendrive. Nesse quesito, eu chamo a atenção para o fato que o CD e DVD são mídias que já começaram a deixar de ser  preferência de uso. Hoje em dia os notebooks e netbooks nem possuem dispositivo de leitura para essas mídias. Além disso, existe o risco de falha de leitura do disco. Se ainda assim a mídia entregue for um CD ou DVD, verifique se ela é personalizada com a foto do seu evento. Tenho certeza que será uma sensação desagradável você receber o CD de fotos do seu casamento escrito à mão.

pendrive de fotos

pendrive de fotos

 

Álbum de fotográfico

Finalmente chegamos no principal produto: o álbum. Antes de qualquer coisa, você precisa saber bem a diferença entre álbum e fotolivro, clique aqui e leia o artigo no qual explico essa diferença.

Certifique com o fotógrafo se o que será entregue é um álbum ou um fotolivro. Às vezes, por questão de preço, o fotógrafo pode oferecer um fotolivro no lugar do álbum.

Atualmente os álbuns são panorâmicos, ou seja, as duas páginas formam uma única imagem, essa junção de páginas é chamada de lâmina.

album panoramico

Álbum Panorâmico

 

A diagramação do álbum é um quesito tão importante quanto a qualidade da foto. Ela é a forma como as fotos são dispostas nas lâminas. Nesse quesito, é sempre bom ter em mente a frase de Leonardo Da Vinci “A simplicidade é o último grau de sofisticação.”. Portanto, cuidado com lâminas com excesso de fotos. Isso deixa o álbum com muita informação, e por sua vez, poluído e cansativo de se ver.

Uma diagramação mais clean (limpa) torna o seu álbum mais elegante e também valoriza a cena retratada na lâmina. As vezes uma única foto ocupando toda a lâmina é melhor do que essa mesma foto competindo com outras fotos na mesma lâmina.

album panoramico

Foto Panorâmica

 

Outro ponto importante é que o seu álbum deve contar uma história, a história do seu casamento. Portanto, não se deve misturar fotos de momentos distintos na mesma lâmina.

A junção de uma boa diagramação com uma boa fotografia, (veja o artigo “Como Escolher o Fotógrafo – Parte 1“) resultarão num álbum fantástico.

Tome muito cuidado com o modismo! O que é sucesso hoje, pode tornar-se brega daqui a alguns anos. Lembre-se que o seu álbum será visto por gerações. Portanto, fotos com muita edição de Photoshop, muitos florais na diagramação das lâminas podem até parecer legais à primeira vista, mas com o tempo deixa de ser bonito. Lembre-se sempre da frase de Leonardo Da Vinci.

 

Por enquanto é só! Espero ter ajudado um pouco mais.

Até a próxima.

Como Escolher o Fotógrafo – Parte 1

Olá, tudo bem?

A escolha dos fornecedores do seu evento é uma tarefa crucial não é ? Uma má escolha pode fazer com que o sonho do seu evento vá por água a baixo. Para ajudar os noivos, resolvi escrever esse artigo em três partes, com dicas de como escolher o fotógrafo.

Na “Parte 1” vou descrever alguns aspectos que vão ajudar a avaliar o profissional e o seu portfólio.

Na “Parte 2” falarei sobre o material que será entregue pelo fotógrafo. Ou seja, o álbum.

Na “Parte 3” falarei sobre os serviços ofertados.

O estilo fotográfico

Antes de começar a escolher o fotógrafo que vai registrar o momento mais importante da sua vida, você precisa definir o estilo de foto que mais lhe agrada. Na Internet, é possível encontrar diversos profissionais de todos os níveis e preços. Veja o que você deseja para o seu evento. Quer um estilo vintage, artístico ou puramente fotojornalismo?  Gosta mais de fotos preto e branco, quer montagens ou não?

Depois de definido o estilo que mais lhe agrada, agora é o momento de selecionar os fotógrafos que se enquadram nesse estilo de fotografia que você escolheu. Selecione de quatro a cinco profissionais para avaliar. Nessa hora, as indicações de amigos são bem vindas.

Avaliando o profissional

Chegou o momento de avaliar o profissional que estará ao lado da noiva na maior parte do tempo. Portanto, o quesito empatia é muito importante! É imprescindível sentir-se à vontade diante desse profissional, e isso vale tanto para o noivo  quanto para a noiva.

Marque uma reunião com o fotógrafo para que ele possa apresentar o seu trabalho. Repare na pontualidade e veja se ele esclarece as suas dúvidas de forma clara e objetiva. Repare seu comportamento  durante a reunião, isso dará um bom indício se haverá empatia ou não entre vocês. Verifique também o tempo que ele está no mercado, pois os profissionais mais experientes costumam transmitir segurança ao cliente com extrema facilidade.

Informe-se sobre os cuidados que o profissional tem com todo o material obtido no seu evento. Mesmo que você não entenda a parte técnica, é bom saber se existe uma rotina de backup para eventuais imprevistos.

Avaliando o portfólio

Procure apreciar o portfólio do fotógrafo com cuidado, verifique se as fotos estão nítidas, se ficaram escuras ou desfocadas, e se elas vão realmente de encontro ao estilo fotográfico que você escolheu para o seu evento.

No exemplo abaixo, tento ilustrar a mesma cena uma com o foco bem feito e outra não.

Exemplo de Desfoque

Exemplo de imagem com o foco bem feito

 

Exemplo de Desfoque

Exemplo de imagem sem foco

 

Não deixe de verificar com o fotógrafo se todas as fotos apresentadas no portfólio são do fotógrafo ou da equipe que o acompanha. No portfólio que apresento aqui no meu site e nas redes sociais utilizo somente fotos feitas por mim.

Por enquanto é só.

Até a próxima.

Crie Uma Hashtag Para o Seu Casamento

Quando os noivos me contratam para cobrir  seu casamento,  procuro contar a história do momento mais importante do casal sob o meu olhar. Mas, você já pensou em ver  seu casamento sob o olhar dos seus convidados? Imagine você ver nas redes sociais tudo que seus convidados postaram: textos, fotos e vídeos durante o seu evento. Então, que tal criar uma hashtag para o seu casamento?

Hashtags são palavras-chave precedidas do símbolo # (também conhecido como jogo da velha, sustenido ou tralha). Elas fazem com que o conteúdo do seu post seja acessado de forma mais fácil e categorizada pelas pessoas nas redes sociais.

Ao criar uma hashtag para o seu casamento, procure usar hashtags únicas, ou do contrário o post pode ser perder no meio de centenas mensagens que usam as mesmas hashtags.

Por exemplo, uma hashtag com o o nome #CasamentoDoAno vai retornar centenas de mensagens marcadas com essa mesma hashtag. Porém, se você cria uma hashtag no seu casamento com o nome #CasamentoDeAnaETiago, será muito mais assertivo e trará as mensagens marcadas para o mesmo evento. Você pode usar mais de uma hashtag e em qualquer lugar do seu post. No entanto, muitas pessoas costumam utilizar no final da mensagem. Quando escolher uma hashtag para o seu casamento, procure testá-la e ver se ela já não está sendo usada.

Após definir a hashtag você precisa fazer com que seus convidados tomem conhecimento e se familiarizem com o nome escolhido. Para isso, você pode incluir a hashtag no seu convite ou colocar num cartão personalizado nas mesas dos convidados.

E aí, gostou da ideia?

Então, que tal começar a pensar na hashtag do seu casamento?

Até a próxima!

O que é Groomsmen Dance?

A tradução de groomsmen dance é dança dos padrinhos. Trata-se de uma coreografia onde somente o noivo e os seus padrinhos participam. A duração e a coreografia vai da criatividade do noivo e a organização é feita pelo seu cerimonialista ou um coreógrafo(a) pode ser contratado para isso.

O que vale ressaltar não é a perfeição da coreografia, mas sim a diversão e a alegria que o Groomsmen Dance proporciona ao seu evento. Já que no casamento a noiva é a dona da festa,  é nesse momento que o noivo marca a sua presença. Além disso, é uma ótima idéia pra surpreender a noiva.

Geralmente o groomsmen dance ocorre na abertura da pista de dança e  incentiva os convidados a perder a timidez para dançar. Afinal, uma festa de casamento com todos parados ou sentados à mesa é um pouco monótono.

As meninas podem ficar despreocupadas, pois o Bridemaid’s Dance é o equivalente para a noiva e suas damas. Veja aqui o artigo em que falo sobre isso.

Veja abaixo um vídeo que encontrei pela Internet e você entenderá o que é na prática Groomsmen Dance.

 

Agora que você sabe o que é groomsmen dance, que tal deixar a timidez de lado e planejar a sua coreografia pra surpreender a sua noiva?

Até a próxima!

O que é Bridemaid’s Dance?

A tradução de bridemaid’s dance é dança das damas. Trata-se de uma coreografia onde somente a noiva e suas damas (madrinhas) participam.

A duração e a coreografia vai da criatividade da noiva e a organização é feita pelo cerimonialista ou um coreógrafo(a) pode ser contratado para isso.

O importante dessa dança não é a perfeição da coreografia, mas sim a diversão e a alegria que o Bridemaid’s Dance proporcionam ao seu evento. Se o noivo marcou presença com o Groomsman Dance, a noiva não pode ficar para trás.

Geralmente, o bridemaid’s dance ocorre na abertura da pista de dança e  incentiva os convidados a perder a timidez para dançar. Afinal, uma festa de casamento com todos parados, sentados à mesa é um pouco monótono.

Veja abaixo um vídeo que encontrei pela Internet e você entenderá o que é na prática Bridemaid’s Dance.

Agora que você sabe o que é bridemaid’s dance, que tal deixar a timidez de lado e planejar a sua coreografia pra surpreender a sua noiva?

Até a próxima!

Saiba o que é mini wedding

Traduzindo para o português, mini wedding significa casamento pequeno. De origem europeia, o mini wedding vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Mas não se iluda em pensar que mini wedding está associado a casamento econômico, itens como decoração e bufê merecem atenção especial nesse tipo de casamento.

A principal característica deste evento é o número convidados, aproximadamente 60 pessoas. Ou seja, somente as pessoas que realmente são significativas para o casal. Pelo fato de haver poucos convidados,   faz com que eles se sintam especiais e bem recebidos, algo difícil de acontecer com um número maior de convidados. Com isso, o evento acaba sendo agradável tanto para os noivos, quanto para os convidados.

Por ser um evento mais intimista, o ponto chave do mini wedding é a decoração. Ela precisa ser aconchegante para os convidados e ter a personalidade do casal. Decorar o local com muitas flores e usar uma iluminação especial para diferencia-lo do dia a dia,  são ótimas opções.

O mini wedding pode ser realizado num sítio, no quintal da casa de um amigo, numa pousada onde todos possam se hospedar, numa galeria de arte, em  bistrôs ou num restaurante que tenha algum significado especial para o casal.

Se você pretende realizar o seu casamento com essas características, não deixe de caprichar no bufê, na escolha do menu e das bebidas. A papelaria do casamento também merece um atenção especial.

Apesar desse evento ter um número reduzido de convidados, ele deve ser tratado com a mesma seriedade de um casamento convencional. Afinal, este será um momento único para os noivos. Por isso, contrate um profissional para o cerimonial que cuidará  para que tudo aconteça de forma adequada.

A fotografia é outro item importante nesse tipo de casamento, pois o material merece ser mais elaborado e deve valorizar a decoração, cabelo, maquiagem e principalmente os noivos. O meu conselho como fotógrafo é dos noivos dedicarem um tempo maior para a realizar as fotos do casal.

O mini wedding é uma festa menor, porém não menos caprichada.

Até a próxima.

O Ensaio de Noivos

Olá!

Você sabe o que é o ensaio de noivos?

Alguns fotógrafos o chamam de Pre-Wedding, e-Session (engagement session) ou simplesmente de Ensaio de Noivos.

Este ensaio é uma sessão fotográfica que ocorre no período de noivado do casal e retrata a felicidade, o namoro, a paixão e o amor do casal nos momentos que antecedem o grande dia.

Diferente do ensaio Trash The Dress, nesse ensaio fotográfico os noivos não estão vestidos a caráter e não existe uma grande produção para as fotos. No final da sessão, você terá um ótimo material que pode ser utilizado para a decoração do salão de festas ou da nova casa do casal.

Particularmente,  sempre incluo este ensaio na minha cobertura fotográfica, pois é o momento em que crio um laço de empatia com os noivos. Como geralmente não são modelos, eles ficam um pouco acanhados diante das lentes. É neste ensaio que quebro essa timidez do casal, acostumando-os a ter uma câmera acompanhando por onde eles andam.

O ensaio costuma ter três horas de duração, porque se for além desse tempo, pode se tornar cansativo para os noivos. Porém, existem exceções: a foto acima que ilustra este post foi realizada durante um dia inteiro na cidade de Paraty, mas isso depende muito dos noivos, e é algo combinado com antecedência. Costumo pedir para que o casal vá para o ensaio sem compromisso de horário e que se preparem para se divertir durante a sessão de fotos.

O local do ensaio é de acordo com a escolha do casal:  pode ser uma praia, um sítio ou  um parque.

Não se esqueça que o fator segurança conta muito nesse momento. Se o casal tem acesso a lugares incomuns como um barracão antigo, um parque de diversão ou um barco por exemplo, o ensaio ficará muito mais pessoal.

Após a escolha do local, sempre dou orientações quanto ao  figurino que poderá ser utilizado no ensaio.   O vestuário dependerá da personalidade do casal e do local escolhido. Mas, lembre-se sempre que o objetivo é retratar o casal exatamente como ele é. Leve sempre  dois ou três looks diferentes.

Para as mulheres, recomendo sempre a usar uma maquiagem suave. No entanto,  se a noiva preferir ou se não se sentir segura para se maquiar, pode-se contratar um profissional especialmente para esse ensaio. Acredite, não é caro contratar uma profissional pra isso.

Mesmo que você seja uma pessoa tímida, deixe-se levar pela brincadeira do ensaio. Acredite, após alguns cliques o casal se sentirá confiante.

Bom, espero ter ajudado.

Até a próxima!

Cronograma para organizar o seu casamento

Olá!

Você vai se casar e não sabe por onde começar a organizar o seu evento? Vou deixar aqui uma dica: trata-se de um cronograma para organizar o seu casamento.

Em geral, os noivos organizam o seu casamento com um ano de antecedência. Por isso, nesse cronograma vou considerar os doze meses que antecedem o grande dia. Fique à vontade para adicionar ou realocar algumas atividades.

Lembre-se, que quanto antes você realizar as atividades, menos preocupações você terá às vésperas do seu casamento.

 

 

De 12 a 8 meses de antecedência

Definir orçamento
Escolher data e horário
Fazer lista inicial de convidados
Escolha do local para cerimônia religiosa
Escolher celebrante
Escolha do local para a recepção
Contratar bufê
Contratar bolo e noivinhos
Contratar cerimonial
Contratar decoração
Contratar iluminação
Contratar orquestra/DJ
Contratar cabeleireiro e maquiador
Contratar fotografia
Contratar filmagem
Definir lua-de-mel e programação
Contratar carro da chegada
Iniciar enxoval

 

6 meses

Documentação para casamento
Lista de convidados (nome, sobrenome, endereço, fone e e-mail).
Endereços dos convidados
Escolha de padrinhos e madrinhas
Escolha de daminhas e pajens
Escolha da florista
Escolha da porta alianças
Iniciar compra dos móveis
Escolher a gráfica p/ os convites
Escolher calígrafo
Definir as lembrancinhas
Definir vestido da noiva
Comprar o sapato
Comprar os acessórios
Definir roupa do noivo, padrinhos e pajens
Providenciar o Save the Date
Distribuir o Save the Date
Pesquise o aluguel do carro
Confira a documentação para o casamento
Defina o local do dia da noiva

 

4 meses

Procure lojas que façam a lista de presentes
Defina o convite
Contrate o calígrafo
Distribuir os convites
Procure o cartório e marque o dia do casamento civil
Compre os acessórios (tiara, sapatos e etc)
Compre as lembranças

 

2 meses

Providencie as alianças
Decore a casa
Defina o translado da lua de mel
Reserve a noite de núpcias

 

1 mês

Defina a música da festa
Marque o chá de cozinha
Faça teste de maquiagem e cabelo

 

1 semana

Converse com todos os fornecedores
Defina quem estará com a noiva durante o making of
Fazer a prova do vestido
Se possível, faça um ensaio da cerimônia

 

2 dias

Defina a localização das mesas

Prepare a mala da lua de melCuidado com a alimentação

 

O Grande Dia

Buscar o buquê
Não esqueça de dizer SIM

 

 

Existem também ferramentas que ajudam os noivos a organizar  seu evento, como os apps: Vestida Para Casar e Vestida de Noiva, ambos em português. Eu mesmo já comentei sobre o app Vestida Para Casa no artigo Organize Seu Evento.

Espero ter ajudado e até a próxima.!

Fotógrafo de casamento é caro?

Esta é a pergunta de 10 entre 10 noivas. Tentarei descrever aqui, as tarefas e responsabilidades de um fotógrafo de casamento com o objetivo de esclarecer um pouco essa questão.

Um fotógrafo profissional deve possuir um equipamento profissional,  e para isso, ele investe aproximadamente R$ 10.000,00 para ter um aparato de boa qualidade ótica e realizar bons registros do seu evento. Se ele optar por um material de ponta, esse valor dobra facilmente. Já que estou falando de um profissional sério, este fotógrafo deve possuir todo o seu equipamento em dobro. Afinal, se um flash parar de funcionar, basta sacar o flash reserva e continuar registrando o evento.

No dia do casamento, este profissional inicia o seu trabalho algumas horas antes da cerimônia. Afinal, tem o “making of” da noiva. No meu caso, sempre fotografo o “making of ” de todas as noivas que me contratam.

Para se ter uma ideia, se o casamento está marcado para as 19h, para que não haja correria e atrasos, a noiva costuma iniciar  sua produção por volta das 14h. Ao lado dela estará o seu fotografo registrando os primeiros momentos do grande dia. Esse fotógrafo passará aproximadamente 12h fotografando o seu evento,  e isso inclui o making of, cerimônia e recepção.

Após o casamento, o trabalho continua com a pós produção. Essa atividade é dividida em: Edição de Fotos e Diagramação o Álbum. Estas atividades são executadas pelo próprio fotógrafo e se ele não as fizer, certamente pagará um outro profissional para realizar este serviço.

Em média, uma câmera registra 700 fotos no casamento e  tenho o hábito de  trabalhar sempre com duas câmeras: a minha e a do segundo fotógrafo. Em outro artigo  expliquei o porquê de ter o segundo fotógrafo no casamento.

Além disso, deve-se adicionar valores de equipamento para armazenar as fotos, seguro, impostos, software, encadernação do álbum, transporte, depreciação do equipamento, etc.

Até aqui  citei itens que todo fotógrafo possui, mas agora vem o item mais importante e subjetivo, que é a preparação deste profissional, ou seja,  o quanto ele investiu na carreira, em especialização através de treinamentos, congressos, cursos e workshops que darão a este profissional a condição de fazer uma ótima imagem do seu casamento. Como qualquer profissão, alguns se atualizam e outros não. Nesse item o que está sendo avaliado é o olhar do fotógrafo, isto é, a sua capacidade de fazer ótimas imagens.

conhecimento-fotografico

Sendo assim, não quero dizer que bom fotógrafo seja caro. Você pode encontrar um bom fotógrafo em início de carreira com um preço bem acessível, como  o objetivo de conquistar seu espaço no mercado. Isso é muito comum.

Bom, espero poder ter ajudado a esclarecer essa questão.

Até a próxima!

 

Lista de Bodas de Casamento

01 – Bodas de Papel
02 – Bodas de Algodão
03 – Bodas de Couro ou Trigo
04 – Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05 – Bodas de Madeira ou Ferro
06 – Bodas de Açúcar ou Perfume
07 – Bodas de Latão ou Lã
08 – Bodas de Barro ou Papoula
09 – Bodas de Cerâmica ou Vime
10 – Bodas de Estanho ou Zinco
11 – Bodas de Aço
12 – Bodas de Seda ou Ônix
13 – Bodas de Linho ou Renda
14 – Bodas de Marfim
15 – Bodas de Cristal
16 – Bodas de Safira ou Turmalina
17 – Bodas de Rosa
18 – Bodas de Turquesa
19 – Bodas de Cretone ou Água Marinha
20 – Bodas de Porcelana
21 – Bodas de Zircão
22 – Bodas de Louça
23 – Bodas de Palha
24 – Bodas de Opala
25 – Bodas de Prata
26 – Bodas de Alexandrita
27 – Bodas de Crisoprásio
28 – Bodas de Hematita
29 – Bodas de Erva
30 – Bodas de Pérola
31 – Bodas de Nácar
32 – Bodas de Pinho
33 – Bodas de Crizopala
34 – Bodas de Oliveira
35 – Bodas de Coral
36 – Bodas de Cedro
37 – Bodas de Aventurina
38 – Bodas de Carvalho
39 – Bodas de Mármore
40 – Bodas de Esmeralda
41 – Bodas de Seda
42 – Bodas de Prata dourada
43 – Bodas de Azeviche
44 – Bodas de Carbonato
45 – Bodas de Rubi
46 – Bodas de Alabastro
47 – Bodas de Jaspe
48 – Bodas de Granito
49 – Bodas de Heliotrópio
50 – Bodas de Ouro
51 – Bodas de Bronze
52 – Bodas de Argila
53 – Bodas de Antimônio
54 – Bodas de Níquel
55 – Bodas de Ametista
56 – Bodas de Malaquita
57 – Bodas de Lápis-lazúli
58 – Bodas de Vidro
59 – Bodas de Cereja
60 – Bodas de Diamante
61 – Bodas de Cobre
62 – Bodas de Telurita
63 – Bodas de Sândalo
64 – Bodas de Fabulita
65 – Bodas de Platina
66 – Bodas de Ébano
67 – Bodas de Neve
68 – Bodas de Chumbo
69 – Bodas de Mercúrio
70 – Bodas de Vinho
71 – Bodas de Zinco
72 – Bodas de Aveia
73 – Bodas de Manjerona
74 – Bodas de Macieira
75 – Bodas de Brilhante ou Alabastro
76 – Bodas de Cipestre
77 – Bodas de Alfazema
78 – Bodas de Benjoim
79 – Bodas de Café
80 – Bodas de Nogueira ou Carvalho
81 – Bodas de Cacau
82 – Bodas de Cravo
83 – Bodas de Begônia
84 – Bodas de Crisântemo
85 – Bodas de Girassol
86 – Bodas de Hortênsia
87 – Bodas de Nogueira
88 – Bodas de Pêra
89 – Bodas de Figueira
90 – Bodas de Álamo
91 – Bodas de Pinheiro
92 – Bodas de Salgueiro
93 – Bodas de Imbuia
94 – Bodas de Palmeira
95 – Bodas de Sândalo
96 – Bodas de Oliveira
97 – Bodas de Abeto
98 – Bodas de Pinheiro
99 – Bodas de Salgueiro
100 – Bodas de Jequitibá