Como Escolher o Fotógrafo – Parte 1

Olá, tudo bem?

A escolha dos fornecedores do seu evento é uma tarefa crucial não é ? Uma má escolha pode fazer com que o sonho do seu evento vá por água a baixo. Para ajudar os noivos, resolvi escrever esse artigo em três partes, com dicas de como escolher o fotógrafo.

Na “Parte 1” vou descrever alguns aspectos que vão ajudar a avaliar o profissional e o seu portfólio.

Na “Parte 2” falarei sobre o material que será entregue pelo fotógrafo. Ou seja, o álbum.

Na “Parte 3” falarei sobre os serviços ofertados.

O estilo fotográfico

Antes de começar a escolher o fotógrafo que vai registrar o momento mais importante da sua vida, você precisa definir o estilo de foto que mais lhe agrada. Na Internet, é possível encontrar diversos profissionais de todos os níveis e preços. Veja o que você deseja para o seu evento. Quer um estilo vintage, artístico ou puramente fotojornalismo?  Gosta mais de fotos preto e branco, quer montagens ou não?

Depois de definido o estilo que mais lhe agrada, agora é o momento de selecionar os fotógrafos que se enquadram nesse estilo de fotografia que você escolheu. Selecione de quatro a cinco profissionais para avaliar. Nessa hora, as indicações de amigos são bem vindas.

Avaliando o profissional

Chegou o momento de avaliar o profissional que estará ao lado da noiva na maior parte do tempo. Portanto, o quesito empatia é muito importante! É imprescindível sentir-se à vontade diante desse profissional, e isso vale tanto para o noivo  quanto para a noiva.

Marque uma reunião com o fotógrafo para que ele possa apresentar o seu trabalho. Repare na pontualidade e veja se ele esclarece as suas dúvidas de forma clara e objetiva. Repare seu comportamento  durante a reunião, isso dará um bom indício se haverá empatia ou não entre vocês. Verifique também o tempo que ele está no mercado, pois os profissionais mais experientes costumam transmitir segurança ao cliente com extrema facilidade.

Informe-se sobre os cuidados que o profissional tem com todo o material obtido no seu evento. Mesmo que você não entenda a parte técnica, é bom saber se existe uma rotina de backup para eventuais imprevistos.

Avaliando o portfólio

Procure apreciar o portfólio do fotógrafo com cuidado, verifique se as fotos estão nítidas, se ficaram escuras ou desfocadas, e se elas vão realmente de encontro ao estilo fotográfico que você escolheu para o seu evento.

No exemplo abaixo, tento ilustrar a mesma cena uma com o foco bem feito e outra não.

Exemplo de Desfoque

Exemplo de imagem com o foco bem feito

 

Exemplo de Desfoque

Exemplo de imagem sem foco

 

Não deixe de verificar com o fotógrafo se todas as fotos apresentadas no portfólio são do fotógrafo ou da equipe que o acompanha. No portfólio que apresento aqui no meu site e nas redes sociais utilizo somente fotos feitas por mim.

Por enquanto é só.

Até a próxima.

Crie Uma Hashtag Para o Seu Casamento

Quando os noivos me contratam para cobrir  seu casamento,  procuro contar a história do momento mais importante do casal sob o meu olhar. Mas, você já pensou em ver  seu casamento sob o olhar dos seus convidados? Imagine você ver nas redes sociais tudo que seus convidados postaram: textos, fotos e vídeos durante o seu evento. Então, que tal criar uma hashtag para o seu casamento?

Hashtags são palavras-chave precedidas do símbolo # (também conhecido como jogo da velha, sustenido ou tralha). Elas fazem com que o conteúdo do seu post seja acessado de forma mais fácil e categorizada pelas pessoas nas redes sociais.

Ao criar uma hashtag para o seu casamento, procure usar hashtags únicas, ou do contrário o post pode ser perder no meio de centenas mensagens que usam as mesmas hashtags.

Por exemplo, uma hashtag com o o nome #CasamentoDoAno vai retornar centenas de mensagens marcadas com essa mesma hashtag. Porém, se você cria uma hashtag no seu casamento com o nome #CasamentoDeAnaETiago, será muito mais assertivo e trará as mensagens marcadas para o mesmo evento. Você pode usar mais de uma hashtag e em qualquer lugar do seu post. No entanto, muitas pessoas costumam utilizar no final da mensagem. Quando escolher uma hashtag para o seu casamento, procure testá-la e ver se ela já não está sendo usada.

Após definir a hashtag você precisa fazer com que seus convidados tomem conhecimento e se familiarizem com o nome escolhido. Para isso, você pode incluir a hashtag no seu convite ou colocar num cartão personalizado nas mesas dos convidados.

E aí, gostou da ideia?

Então, que tal começar a pensar na hashtag do seu casamento?

Até a próxima!

O que é Groomsmen Dance?

A tradução de groomsmen dance é dança dos padrinhos. Trata-se de uma coreografia onde somente o noivo e os seus padrinhos participam. A duração e a coreografia vai da criatividade do noivo e a organização é feita pelo seu cerimonialista ou um coreógrafo(a) pode ser contratado para isso.

O que vale ressaltar não é a perfeição da coreografia, mas sim a diversão e a alegria que o Groomsmen Dance proporciona ao seu evento. Já que no casamento a noiva é a dona da festa,  é nesse momento que o noivo marca a sua presença. Além disso, é uma ótima idéia pra surpreender a noiva.

Geralmente o groomsmen dance ocorre na abertura da pista de dança e  incentiva os convidados a perder a timidez para dançar. Afinal, uma festa de casamento com todos parados ou sentados à mesa é um pouco monótono.

As meninas podem ficar despreocupadas, pois o Bridemaid’s Dance é o equivalente para a noiva e suas damas. Veja aqui o artigo em que falo sobre isso.

Veja abaixo um vídeo que encontrei pela Internet e você entenderá o que é na prática Groomsmen Dance.

 

Agora que você sabe o que é groomsmen dance, que tal deixar a timidez de lado e planejar a sua coreografia pra surpreender a sua noiva?

Até a próxima!

O que é Bridemaid’s Dance?

A tradução de bridemaid’s dance é dança das damas. Trata-se de uma coreografia onde somente a noiva e suas damas (madrinhas) participam.

A duração e a coreografia vai da criatividade da noiva e a organização é feita pelo cerimonialista ou um coreógrafo(a) pode ser contratado para isso.

O importante dessa dança não é a perfeição da coreografia, mas sim a diversão e a alegria que o Bridemaid’s Dance proporcionam ao seu evento. Se o noivo marcou presença com o Groomsman Dance, a noiva não pode ficar para trás.

Geralmente, o bridemaid’s dance ocorre na abertura da pista de dança e  incentiva os convidados a perder a timidez para dançar. Afinal, uma festa de casamento com todos parados, sentados à mesa é um pouco monótono.

Veja abaixo um vídeo que encontrei pela Internet e você entenderá o que é na prática Bridemaid’s Dance.

Agora que você sabe o que é bridemaid’s dance, que tal deixar a timidez de lado e planejar a sua coreografia pra surpreender a sua noiva?

Até a próxima!

Saiba o que é mini wedding

Traduzindo para o português, mini wedding significa casamento pequeno. De origem europeia, o mini wedding vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Mas não se iluda em pensar que mini wedding está associado a casamento econômico, porque tudo dependerá do desejo dos noivos.

A principal característica deste evento é o número convidados, aproximadamente 60 pessoas. Ou seja, somente as pessoas que realmente são significativas para o casal. Pelo fato de haver poucos convidados,   faz com que eles se sintam especiais e bem recebidos, algo difícil de acontecer com um número maior de convidados. Com isso, o evento acaba sendo agradável tanto para os noivos, quanto para os convidados.

Por ser um evento mais intimista, o ponto chave do mini wedding é a decoração. Ela precisa ser aconchegante para os convidados e ter a personalidade do casal. Decorar o local com muitas flores e usar uma iluminação especial para diferencia-lo do dia a dia,  são ótimas opções.

O mini wedding pode ser realizado num sítio, no quintal da casa de um amigo, numa pousada onde todos possam se hospedar, numa galeria de arte, em  bistrôs ou num restaurante que tenha algum significado especial para o casal.

Se você pretende realizar o seu casamento com essas características, não deixe de caprichar no bufê, na escolha do menu e das bebidas. A papelaria do casamento também merece um atenção especial.

Apesar desse evento ter um número reduzido de convidados, ele deve ser tratado com a mesma seriedade de um casamento convencional. Afinal, este será um momento único para os noivos. Por isso, contrate um profissional para o cerimonial que cuidará  para que tudo aconteça de forma adequada. Não deixe de contratar um fotógrafo profissional, pois ele saberá valorizar a decoração, o cabelo, a maquiagem e  cada detalhe desse dia especial. O mesmo vale para o maquiador.

O mini wedding é uma festa menor, porém não menos caprichada.

Até a próxima.

 

O Ensaio de Noivos

Olá!

Você sabe o que é o ensaio de noivos?

Alguns fotógrafos o chamam de Pre-Wedding, e-Session (engagement session) ou simplesmente de Ensaio de Noivos.

Este ensaio é uma sessão fotográfica que ocorre no período de noivado do casal e retrata a felicidade, o namoro, a paixão e o amor do casal nos momentos que antecedem o grande dia.

Diferente do ensaio Trash The Dress, nesse ensaio fotográfico os noivos não estão vestidos a caráter e não existe uma grande produção para as fotos. No final da sessão, você terá um ótimo material que pode ser utilizado para a decoração do salão de festas ou da nova casa do casal.

Particularmente,  sempre incluo este ensaio na minha cobertura fotográfica, pois é o momento em que crio um laço de empatia com os noivos. Como geralmente não são modelos, eles ficam um pouco acanhados diante das lentes. É neste ensaio que quebro essa timidez do casal, acostumando-os a ter uma câmera acompanhando por onde eles andam.

O ensaio costuma ter três horas de duração, porque se for além desse tempo, pode se tornar cansativo para os noivos. Porém, existem exceções: a foto acima que ilustra este post foi realizada durante um dia inteiro na cidade de Paraty, mas isso depende muito dos noivos, e é algo combinado com antecedência. Costumo pedir para que o casal vá para o ensaio sem compromisso de horário e que se preparem para se divertir durante a sessão de fotos.

O local do ensaio é de acordo com a escolha do casal:  pode ser uma praia, um sítio ou  um parque.

Não se esqueça que o fator segurança conta muito nesse momento. Se o casal tem acesso a lugares incomuns como um barracão antigo, um parque de diversão ou um barco por exemplo, o ensaio ficará muito mais pessoal.

Após a escolha do local, sempre dou orientações quanto ao  figurino que poderá ser utilizado no ensaio.   O vestuário dependerá da personalidade do casal e do local escolhido. Mas, lembre-se sempre que o objetivo é retratar o casal exatamente como ele é. Leve sempre  dois ou três looks diferentes.

Para as mulheres, recomendo sempre a usar uma maquiagem suave. No entanto,  se a noiva preferir ou se não se sentir segura para se maquiar, pode-se contratar um profissional especialmente para esse ensaio. Acredite, não é caro contratar uma profissional pra isso.

Mesmo que você seja uma pessoa tímida, deixe-se levar pela brincadeira do ensaio. Acredite, após alguns cliques o casal se sentirá confiante.

Bom, espero ter ajudado.

Até a próxima!

Cronograma para organizar o seu casamento

Olá!

Você vai se casar e não sabe por onde começar a organizar o seu evento? Vou deixar aqui uma dica: trata-se de um cronograma para organizar o seu casamento.

Em geral, os noivos organizam o seu casamento com um ano de antecedência. Por isso, nesse cronograma vou considerar os doze meses que antecedem o grande dia. Fique à vontade para adicionar ou realocar algumas atividades.

Lembre-se, que quanto antes você realizar as atividades, menos preocupações você terá às vésperas do seu casamento.

 

 

De 12 a 8 meses de antecedência

Definir orçamento
Escolher data e horário
Fazer lista inicial de convidados
Escolha do local para cerimônia religiosa
Escolher celebrante
Escolha do local para a recepção
Contratar bufê
Contratar bolo e noivinhos
Contratar cerimonial
Contratar decoração
Contratar iluminação
Contratar orquestra/DJ
Contratar cabeleireiro e maquiador
Contratar fotografia
Contratar filmagem
Definir lua-de-mel e programação
Contratar carro da chegada
Iniciar enxoval

 

6 meses

Documentação para casamento
Lista de convidados (nome, sobrenome, endereço, fone e e-mail).
Endereços dos convidados
Escolha de padrinhos e madrinhas
Escolha de daminhas e pajens
Escolha da florista
Escolha da porta alianças
Iniciar compra dos móveis
Escolher a gráfica p/ os convites
Escolher calígrafo
Definir as lembrancinhas
Definir vestido da noiva
Comprar o sapato
Comprar os acessórios
Definir roupa do noivo, padrinhos e pajens
Providenciar o Save the Date
Distribuir o Save the Date
Pesquise o aluguel do carro
Confira a documentação para o casamento
Defina o local do dia da noiva

 

4 meses

Procure lojas que façam a lista de presentes
Defina o convite
Contrate o calígrafo
Distribuir os convites
Procure o cartório e marque o dia do casamento civil
Compre os acessórios (tiara, sapatos e etc)
Compre as lembranças

 

2 meses

Providencie as alianças
Decore a casa
Defina o translado da lua de mel
Reserve a noite de núpcias

 

1 mês

Defina a música da festa
Marque o chá de cozinha
Faça teste de maquiagem e cabelo

 

1 semana

Converse com todos os fornecedores
Defina quem estará com a noiva durante o making of
Fazer a prova do vestido
Se possível, faça um ensaio da cerimônia

 

2 dias

Defina a localização das mesas

Prepare a mala da lua de melCuidado com a alimentação

 

O Grande Dia

Buscar o buquê
Não esqueça de dizer SIM

 

 

Existem também ferramentas que ajudam os noivos a organizar  seu evento, como os apps: Vestida Para Casar e Vestida de Noiva, ambos em português. Eu mesmo já comentei sobre o app Vestida Para Casa no artigo Organize Seu Evento.

Espero ter ajudado e até a próxima.!

Fotógrafo de casamento é caro?

Esta é a pergunta de 10 entre 10 noivas. Tentarei descrever aqui, as tarefas e responsabilidades de um fotógrafo de casamento com o objetivo de esclarecer um pouco essa questão.

Um fotógrafo profissional deve possuir um equipamento profissional,  e para isso, ele investe aproximadamente R$ 10.000,00 para ter um aparato de boa qualidade ótica e realizar bons registros do seu evento. Se ele optar por um material de ponta, esse valor dobra facilmente. Já que estou falando de um profissional sério, este fotógrafo deve possuir todo o seu equipamento em dobro. Afinal, se um flash parar de funcionar, basta sacar o flash reserva e continuar registrando o evento.

No dia do casamento, este profissional inicia o seu trabalho algumas horas antes da cerimônia. Afinal, tem o “making of” da noiva. No meu caso, sempre fotografo o “making of ” de todas as noivas que me contratam.

Para se ter uma ideia, se o casamento está marcado para as 19h, para que não haja correria e atrasos, a noiva costuma iniciar  sua produção por volta das 14h. Ao lado dela estará o seu fotografo registrando os primeiros momentos do grande dia. Esse fotógrafo passará aproximadamente 12h fotografando o seu evento,  e isso inclui o making of, cerimônia e recepção.

Após o casamento, o trabalho continua com a pós produção. Essa atividade é dividida em: Edição de Fotos e Diagramação o Álbum. Estas atividades são executadas pelo próprio fotógrafo e se ele não as fizer, certamente pagará um outro profissional para realizar este serviço.

Em média, uma câmera registra 700 fotos no casamento e  tenho o hábito de  trabalhar sempre com duas câmeras: a minha e a do segundo fotógrafo. Em outro artigo  expliquei o porquê de ter o segundo fotógrafo no casamento.

Além disso, deve-se adicionar valores de equipamento para armazenar as fotos, seguro, impostos, software, encadernação do álbum, transporte, depreciação do equipamento, etc.

Até aqui  citei itens que todo fotógrafo possui, mas agora vem o item mais importante e subjetivo, que é a preparação deste profissional, ou seja,  o quanto ele investiu na carreira, em especialização através de treinamentos, congressos, cursos e workshops que darão a este profissional a condição de fazer uma ótima imagem do seu casamento. Como qualquer profissão, alguns se atualizam e outros não. Nesse item o que está sendo avaliado é o olhar do fotógrafo, isto é, a sua capacidade de fazer ótimas imagens.

conhecimento-fotografico

Sendo assim, não quero dizer que bom fotógrafo seja caro. Você pode encontrar um bom fotógrafo em início de carreira com um preço bem acessível, como  o objetivo de conquistar seu espaço no mercado. Isso é muito comum.

Bom, espero poder ter ajudado a esclarecer essa questão.

Até a próxima!

 

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Lista de Bodas de Casamento

01 – Bodas de Papel
02 – Bodas de Algodão
03 – Bodas de Couro ou Trigo
04 – Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05 – Bodas de Madeira ou Ferro
06 – Bodas de Açúcar ou Perfume
07 – Bodas de Latão ou Lã
08 – Bodas de Barro ou Papoula
09 – Bodas de Cerâmica ou Vime
10 – Bodas de Estanho ou Zinco
11 – Bodas de Aço
12 – Bodas de Seda ou Ônix
13 – Bodas de Linho ou Renda
14 – Bodas de Marfim
15 – Bodas de Cristal
16 – Bodas de Safira ou Turmalina
17 – Bodas de Rosa
18 – Bodas de Turquesa
19 – Bodas de Cretone ou Água Marinha
20 – Bodas de Porcelana
21 – Bodas de Zircão
22 – Bodas de Louça
23 – Bodas de Palha
24 – Bodas de Opala
25 – Bodas de Prata
26 – Bodas de Alexandrita
27 – Bodas de Crisoprásio
28 – Bodas de Hematita
29 – Bodas de Erva
30 – Bodas de Pérola
31 – Bodas de Nácar
32 – Bodas de Pinho
33 – Bodas de Crizopala
34 – Bodas de Oliveira
35 – Bodas de Coral
36 – Bodas de Cedro
37 – Bodas de Aventurina
38 – Bodas de Carvalho
39 – Bodas de Mármore
40 – Bodas de Esmeralda
41 – Bodas de Seda
42 – Bodas de Prata dourada
43 – Bodas de Azeviche
44 – Bodas de Carbonato
45 – Bodas de Rubi
46 – Bodas de Alabastro
47 – Bodas de Jaspe
48 – Bodas de Granito
49 – Bodas de Heliotrópio
50 – Bodas de Ouro
51 – Bodas de Bronze
52 – Bodas de Argila
53 – Bodas de Antimônio
54 – Bodas de Níquel
55 – Bodas de Ametista
56 – Bodas de Malaquita
57 – Bodas de Lápis-lazúli
58 – Bodas de Vidro
59 – Bodas de Cereja
60 – Bodas de Diamante
61 – Bodas de Cobre
62 – Bodas de Telurita
63 – Bodas de Sândalo
64 – Bodas de Fabulita
65 – Bodas de Platina
66 – Bodas de Ébano
67 – Bodas de Neve
68 – Bodas de Chumbo
69 – Bodas de Mercúrio
70 – Bodas de Vinho
71 – Bodas de Zinco
72 – Bodas de Aveia
73 – Bodas de Manjerona
74 – Bodas de Macieira
75 – Bodas de Brilhante ou Alabastro
76 – Bodas de Cipestre
77 – Bodas de Alfazema
78 – Bodas de Benjoim
79 – Bodas de Café
80 – Bodas de Nogueira ou Carvalho
81 – Bodas de Cacau
82 – Bodas de Cravo
83 – Bodas de Begônia
84 – Bodas de Crisântemo
85 – Bodas de Girassol
86 – Bodas de Hortênsia
87 – Bodas de Nogueira
88 – Bodas de Pêra
89 – Bodas de Figueira
90 – Bodas de Álamo
91 – Bodas de Pinheiro
92 – Bodas de Salgueiro
93 – Bodas de Imbuia
94 – Bodas de Palmeira
95 – Bodas de Sândalo
96 – Bodas de Oliveira
97 – Bodas de Abeto
98 – Bodas de Pinheiro
99 – Bodas de Salgueiro
100 – Bodas de Jequitibá

12 Dicas de etiqueta para os convidados

Quando você é convidado para um casamento, sempre surge aquela dúvida de como agir ou se portar durante a cerimônia e recepção. Por isso, relacionei 12 dicas de etiqueta para os convidados que vão ajudá-los a não cometer nenhuma gafe durante o evento.

1- Nenhuma mulher deve usar roupa branca, pérola, marfim ou creme

Apenas a noiva e suas damas tem esse privilégio e assim se destacar entre todos os convidados.

2- Vestir preto

Antigamente o preto era ligado diretamente a funerais, mas na moda atual isso é mais flexível. Customizar a roupa preta usando acessórios  como colares, pulseiras e brincos ou elementos de outras cores é uma ótima alternativa.

3- Usar ou não o chapéu

O traje feminino composto com chapéu só deve ser utilizado quando o casamento ocorrer de dia.

4- O Convite

Não deixe de responder com antecedência se você poderá ou não estar presente ao evento, principalmente se vier o pedido RSVP (Répondez S’il Vous Plait). Respeite o convite e não leve pessoas que não foram convidadas. Quando o convite é destinado apenas a “Sr. e Sra.”, isso não inclui filhos. No caso do convite ser destinado a “Sr. e família”, o mesmo se estende aos filhos, porém não inclui namorados de filhos, tios ou outros parentes.

5- Compareça à cerimônia

É muito deselegante, ir apenas à recepção. Afina,l a cerimônia é o momento mais importante de um casamento e você foi convidado pelos noivos para dividir esse momento com eles. Compareça à cerimônia, seja na igreja ou não e programe-se para chegar no horário marcado no convite. Aquela história de que noiva sempre atrasa já ficou no passado. E nunca esqueça que os lugares da frente são destinados as pessoas próximas dos noivos.

6- Fotografia e Filmagem

Eis um item que tenho bastante experiência. Tenha em mente que os noivos o convidaram para compartilhar o momento da união deles. Para a fotografia (e, em diversos casos, também o vídeo) eles contrataram uma equipe de profissionais para fazer a cobertura do evento. Portanto, é totalmente desaconselhável interferir com o trabalho da equipe, seja  posicionando-se em lugares privilegiados nos momentos marcantes (entrada dos noivos, troca das alianças e outros) ou utilizando dispositivos demasiado visíveis (como um tablet por exemplo).
Procure não virar as costas pra equipe de fotografia e filmagem, lembre-se que os noivos receberão o material audiovisual e não ficará bem você dando as costas para eles.

7- Desligue o celular durante a cerimônia

Será constrangedor ver o celebrante interromper a cerimônia  porque seu celular está tocando ou porque você está falando ao celular. Portanto, desligue-o, ou se você deixou no “vibracall” e precisa atender, saia discretamente do recinto para falar.

8- Não leve presente no dia do casamento

O ideal é presenteá-los antes do evento ou comprar o presente na loja onde fizeram a lista. Assim, eles ganham o que precisam e recebem em casa sem que o convidado tenha que se preocupar com a entrega.

9- Cumprimente os noivos

Em algum momento da festa vá até os noivos e cumprimente-os por aquele momento. Aquele ritual do noivos irem à cada mesa agradecer a sua presença, já não existe mais.

10- Não leve flores e objetos do casamento

 O casal sempre prepara alguma lembrança, como chinelos ou o bem casados por exemplo. Os objetos de decoração são alugados e serão cobrados depois da festa.

11- Não exagere na bebida

Você não quer ser responsável por estragar a festa de todos. Por isso, não beba em demasia.  Algumas pessoas ficam alteradas e perdem a noção podendo causar problemas na festa, sem falar no vexame.

12- O Buffet ou a bandeja de salgadinhos

Mesmo que você esteja com fome, é preferível que se faça pratos pequenos e repita se for o caso. Não encha a mão de salgadinhos quando o garçom estiver servindo.

Até a próxima!

Foto Destaque: Portal iCasei.com.br