, , ,

Como guardamos suas fotos

Olá, a forma como os fotógrafos guardam as suas fotos é um item que 100% dos clientes não avaliam no momento de decidir qual profissional fará a cobertura fotográfica do seu evento. Na verdade o cliente já presume que o fotógrafo toma os devidos cuidados para que não se perca o material do seu evento. Realmente deveria ser assim mas acreditem, na prática isso não acontece.

Imagine a situação onde vocês planejam o seu evento por um ano ou mais, no grande dia tudo acontece da forma grandiosa como você planejou e no final todo o registro desses momento se perde por causa do HD do fotógrafo ter queimado? Por mais cuidadoso que o fotógrafo seja, o HD tem o seu tempo de vida útil e um dia inevitavelmente ele irá parar de funcionar. A partir do 4o. ano o HD que tem uso contínuo já apresenta queda de performance.

Recentemente eu mesmo vivi a situação de ter o meu HD de armazenamento de fotos queimado. O meu HD já estava a 6 anos em atividade, pois aqui eu tomo os cuidados de ter uma rede elétrica estabilizada e nobreak. E quer saber qual foi o grau de preocupação ao ver o HD parar de funcionar? Foi ZERO e vou explicar quais os cuidados que tomo pra que isso aconteça.

Logo após o evento nós fotógrafos executamos o processo de ingestão das fotos. Esse processo nada mais é do que transferir as fotos dos cartões de memória para o dispositivo de armazenamento. No meu caso eu descarrego as fotos num dispositivo chamado Storage. Este dispositivo possui dois HDs espelhados. Ou seja, são dois HDs que tem o seu conteúdo rigorosamente igual. Dependendo da quantidade de fotos, esse processo leva aproximadamente 4h.

Storage armazenamento de fotos

Storage

Após esse processo vem o famoso backup, onde utilizo um terceiro HD para guardar as fotos. Nesse momento, o seu material fotográfico está armazenado em três HDs diferentes. Somente depois do cliente selecionar as fotos que serão utilizadas no álbum, eu descarrego essas fotos da Storage para o HD do micro onde será realizado a diagramação do álbum. Com isso eu diminuo a necessidade de manter os HDs da Storage ativos o todo o tempo aumentando assim, a vida útil dos seus HDs. Entendeu o motivo de eu não me preocupar quando um HD da minha Storage queimou? E se a minha Storage apresentar problema e eu perder os dois HDs eu posso recorrer o HD de backup.

Cada fotógrafo tem o seu sistema de armazenamento, uns com mais outros menos segurança. O meu objetivo aqui nesse artigo é mostrar para os meus clientes (atuais e futuros) como eu cuido das fotos captadas no evento que você teve tanto carinho pra realizar.

Bom, espero que vocês tenham gostado do artigo.

Até a próxima!

,

O que é Álbum Fine Art?

Olá! No último artigo, tentei esclarecer a diferença entre Fotolivro e Álbum Fotográfico. Nele, comentei sobre os álbuns fine art. Hoje vou explicar o que é Álbum Fine Art.

Inicialmente, o termo Fine Art surgiu com a finalidade de diferenciar a obra que tem como  principal objetivo, o valor estético. Por exemplo, um retrato da Rainha Elizabeth, que  tem o propósito de perdurar a imagem da Rainha para as várias gerações, não pode ser considerado Fine Art.

retrato elizabeth 1

Retrato Rainha Elizabeth I

 

Na fotografia, o termo é utilizado com o mesmo objetivo: diferenciar os trabalhos de cunho estético e artístico.

Como toda obra de arte, o cuidado com a impressão e manuseio é fundamental, e da mesma forma que os pintores da antiguidade escolhiam suas tintas e telas, o álbum Fine Art também possui esta preocupação.

No Álbum Fine Art, o papel utilizado não é o papel fotográfico,porém,  em seu lugar, utiliza-se o papel com fibra de algodão, papel resinado, ou até mesmo telas (canvas).

É possível encontrar diversas texturas para esse tipo de papel, e tudo que estiver em contato com ele, deve ter o PH neutro.  Por isso, existe a  necessidade da utilização de luvas de algodão e até mesmo máscara, para evitar o risco da  saliva ir para o papel. Algumas empresas já enviam a luva e aplicam um spray protetor nas páginas (uma espécie de verniz).

As tintas utilizadas também são diferentes. Enquanto a sua impressora utiliza um tinta corante, na impressão Fine Art a tinta utilizada é com pigmentação mineral. Pelo fato de ser a base de água, a tinta corante se desfaz com mais facilidade quando se molha. Além disso, a tinta corante sofre com a ação da luz e por isso, ela desbota com mais facilidade. Isso já não ocorre com a tinta pigmentada, por isso as impressões que utilizam esse tipo de tinta tem uma durabilidade maior.

Utilizando o produto certo e certificado, uma impressão como esta, pode durar mais de 200 anos (desde que haja todos os cuidados necessários).

O processo de impressão e manuseio utilizado nesse tipo de álbum é o mesmo utilizado pelas galerias de arte de todo o mundo. Por esses motivos, o Álbum Fine Art tem um custo elevado, se comparado aos álbuns tradicionais.

Espero ter ajudado.

Até a próxima!

,

Qual a diferença entre álbum e fotolivro?

Olá! Hoje vou tentar esclarecer a diferença entre álbum e fotolivro.

Digo que tentarei, porque de uma forma simples, podemos dizer que ambos são álbuns de fotografia. Basicamente, o que diferencia o álbum do fotolivro é a produção no material.

O álbum é impresso em papel fotográfico e por isso ele só pode ser impresso em uma face, sendo necessário colar as fotos para ter as imagens nas duas faces. Isso torna o álbum fotográfico mais grosso e mais pesado que o fotolivro.

Em alguns casos, essas folhas são reforçadas com uma cartolina, onde as fotos são coladas em cada face. Além disso, as páginas podem ser laminadas. No processo de laminação, as páginas recebem uma fina película na sua superfície com o objetivo de proteger a foto.

album panoramico

Miolo do álbum panorâmico

Todo esse processo concede ao álbum uma maior resistência e durabilidade. Por ser uma produção muito mais elaborada, o álbum também costuma ser mais caro.

album panoramico

Álbum Panorâmico

 

Já o fotolivro é impresso em papel couché em ambas as faces. Esse tipo de papel é mais maleável e tem o risco de haver dobras e rasgos. O processo de impressão é diferente do álbum e o seu miolo é muito parecido com os livros que encontramos nas livrarias.

fotolivro

Miolo fotolivro

 

Álbum e fotolivro podem ter capa dura e personalizada.

Os álbuns possuem uma variedade um pouco maior de capas como acrílico, madeira, aço escovado, tecido e outros.

Existem também os álbuns fine arts que, apesar de não ser nenhuma novidade, estão começando a ganhar força no Brasil. O único problema desse tipo de álbum é o custo bem elevado, porém a sua durabilidade ultrapassa os 200 anos.

É isso. Espero ter esclarecido um pouco sobre a diferença entre álbum e fotolivro.

Até a próxima!

Debutante, como ficar bem na foto.

Olá!

O que vou falar aqui não é um fato isolado, mas  algo que encontro com frequência nas festas de debutantes.
Vejo que as adolescentes ficam muito tímidas ao serem fotografadas durante a sua festa. Afinal, não é pra menos. Elas não são modelos e não estão acostumadas a ter alguém apontando uma câmera em sua direção e a atrair a atenção de todos.
Já tive a experiência de uma debutante que me pediu que parasse de fotografar a pista de dança, porque ela estava sem graça diante dos colegas.
Meninas, acreditem, o fotógrafo e o cinegrafista estão atrás de ótimos registros e não buscam “video-cassetadas”, por mais que elas aconteçam. Por isso, vou deixar aqui três dicas pra você, debutante, ficar bem na foto.

1- Contrate um ensaio fotográfico com o seu fotógrafo antes do evento.
Eu costumo incluir este ensaio no serviço que  ofereço, mas nem todo fotógrafo faz assim.
Além “quebrar o gelo” com o profissional que vai fotografar o seu evento, você terá ótimas fotos para utilizar na ornamentação do salão de festas, produzir banners, quadros, enfeites, caderno de assinatura, etc.

2- Fotos posadas.
Com a adoção do fotojornalismo em eventos sociais, não existe mais aquela necessidade de  fazer as intermináveis fotos posadas. Portanto, seja você mesma. Continue falando e se divertindo com seus amigos. Evite dar as costas para a câmera. Se o fotógrafo precisar, ele pedirá pra você fazer uma pose ou para olhar pra câmera.

3- Não seja tímida.
Lembre-se: é a sua festa e os convidados estão lá pra ver a debutante. Todas as atenções estarão voltadas para você. Todos esperam ver o cerimonial, a valsa, o seu vestido, etc. Portanto, não fuja dos olhares ou das câmeras, devolva o olhar olhando diretamente para a pessoa e retribua com um gesto de delicadeza, como um sorriso. Aposto que você vai descobrir que existe gente mais tímida do que você.

Curta muito a sua festa, daqui alguns anos você vai querer ótimas fotos pra se recordar desse momento.

Espero ter ajudado. Até a próxima!

O que é ser Debutante?

Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.

O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.

A partir do seu debut, a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepção dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

Atualmente a festa de 15 anos preserva ainda um pouco da tradição porém é incrementada com os mais variados efeitos de iluminação, som mecânico (Dj) e outras inovações que aparecem a cada dia, para deixar a festa com mais estilo de “balada” e menos estilo de “baile”.

, , ,

Apresentação do Site

Olá!

Obrigado por dispor um pouco do seu tempo para apreciar o meu trabalho.

Esta é uma apresentação do site. Meu objetivo é oferecer mais recursos ao cliente e também auxiliar àqueles que estão se preparando para o grande evento, seja um casamento ou uma festa debutante.

Periodicamente publicarei artigos e dicas, que tem o propósito de contribuir e inspirar noivos e  debutantes.  Todos eles são originados a partir de pesquisas, entrevistas com profissionais da área ou da minha própria experiência profissional. Portanto, sintam-se à vontade para comentá-los.

Espero que gostem.

Em outro artigo  ensinarei como navegar e utilizar o site.

Obrigado e até a próxima!