, , ,

Como guardamos suas fotos

Olá, a forma como os fotógrafos guardam as suas fotos é um item que 100% dos clientes não avaliam no momento de decidir qual profissional fará a cobertura fotográfica do seu evento. Na verdade o cliente já presume que o fotógrafo toma os devidos cuidados para que não se perca o material do seu evento. Realmente deveria ser assim mas acreditem, na prática isso não acontece.

Imagine a situação onde vocês planejam o seu evento por um ano ou mais, no grande dia tudo acontece da forma grandiosa como você planejou e no final todo o registro desses momento se perde por causa do HD do fotógrafo ter queimado? Por mais cuidadoso que o fotógrafo seja, o HD tem o seu tempo de vida útil e um dia inevitavelmente ele irá parar de funcionar. A partir do 4o. ano o HD que tem uso contínuo já apresenta queda de performance.

Recentemente eu mesmo vivi a situação de ter o meu HD de armazenamento de fotos queimado. O meu HD já estava a 6 anos em atividade, pois aqui eu tomo os cuidados de ter uma rede elétrica estabilizada e nobreak. E quer saber qual foi o grau de preocupação ao ver o HD parar de funcionar? Foi ZERO e vou explicar quais os cuidados que tomo pra que isso aconteça.

Logo após o evento nós fotógrafos executamos o processo de ingestão das fotos. Esse processo nada mais é do que transferir as fotos dos cartões de memória para o dispositivo de armazenamento. No meu caso eu descarrego as fotos num dispositivo chamado Storage. Este dispositivo possui dois HDs espelhados. Ou seja, são dois HDs que tem o seu conteúdo rigorosamente igual. Dependendo da quantidade de fotos, esse processo leva aproximadamente 4h.

Storage armazenamento de fotos

Storage

Após esse processo vem o famoso backup, onde utilizo um terceiro HD para guardar as fotos. Nesse momento, o seu material fotográfico está armazenado em três HDs diferentes. Somente depois do cliente selecionar as fotos que serão utilizadas no álbum, eu descarrego essas fotos da Storage para o HD do micro onde será realizado a diagramação do álbum. Com isso eu diminuo a necessidade de manter os HDs da Storage ativos o todo o tempo aumentando assim, a vida útil dos seus HDs. Entendeu o motivo de eu não me preocupar quando um HD da minha Storage queimou? E se a minha Storage apresentar problema e eu perder os dois HDs eu posso recorrer o HD de backup.

Cada fotógrafo tem o seu sistema de armazenamento, uns com mais outros menos segurança. O meu objetivo aqui nesse artigo é mostrar para os meus clientes (atuais e futuros) como eu cuido das fotos captadas no evento que você teve tanto carinho pra realizar.

Bom, espero que vocês tenham gostado do artigo.

Até a próxima!

, , ,

Apresentação do Site

Olá!

Obrigado por dispor um pouco do seu tempo para apreciar o meu trabalho.

Esta é uma apresentação do site. Meu objetivo é oferecer mais recursos ao cliente e também auxiliar àqueles que estão se preparando para o grande evento, seja um casamento ou uma festa debutante.

Periodicamente publicarei artigos e dicas, que tem o propósito de contribuir e inspirar noivos e  debutantes.  Todos eles são originados a partir de pesquisas, entrevistas com profissionais da área ou da minha própria experiência profissional. Portanto, sintam-se à vontade para comentá-los.

Espero que gostem.

Em outro artigo  ensinarei como navegar e utilizar o site.

Obrigado e até a próxima!