,

Por que um segundo fotógrafo no casamento?

Em algumas reuniões com os noivos, sou questionado sobre a necessidade de ter um segundo ou terceiro fotógrafo e se eles poderiam ser dispensados para baratear o valor do orçamento.

Geralmente este profissional é um amigo que já atua no ramo de fotografia de casamento e conhece todas as etapas deste evento. Além de acrescentar o estilo dele nas fotos, ele também atua como um assistente, dependendo das situações. Assim, quando tenho disponibilidade e um amigo precisa de ajuda, eu vou como segundo ou terceiro fotógrafo. Esta  é uma prática de cooperação entre os colegas da profissão.

O segundo fotógrafo é uma extensão do fotógrafo principal. Eu digo extensão porque, no mínimo, ele tem que ter conhecimento técnico e artístico pra fazer uma foto tão boa quanto eu faria ou até melhor. Por exemplo, veja a foto de destaque no topo deste artigo, repare que durante a cerimônia, o segundo fotógrafo se posicionou no segundo pavimento da igreja, para realizar a foto enquanto estou posicionado próximo ao altar para não perder nenhum momento importante da cerimônia. É imprescindível confiar que ele fará a foto que eu preciso para incluir no álbum dos noivos.

Duane-Wagner-casamento-1791

Pelo fato de não ter a mesma pressão do fotógrafo principal, o segundo fotógrafo tem maior liberdade de fazer as fotos de ângulos criativos. Na foto abaixo, bastou o fotógrafo se posicionar entre os convidados para que a composição da foto deixasse de lado, a tradicional imagem do corredor da Igreja com a noiva e seu pai centralizados na cena . Mudando um pouco o ângulo de visão, a composição remete a pessoa que está olhando a foto a se sentir entre os convidados durante a cerimônia.

Janaina_Deniel-164

O segundo fotógrafo também é encarregado de fazer o making of do noivo e da decoração. Como os noivos nem sempre estarão juntos durante a recepção, eu costumo dar ao segundo fotógrafo a missão de registrar o noivo. Ele estará numa posição oposta à do fotógrafo principal com o objetivo de capturar os momentos numa outra perspectiva.

Por mais que você tenha dois, três ou mais fotógrafos no seu casamento, o material final (diagramação, edição e etc) terá sempre o estilo e a visão do fotógrafo principal. Afinal, foi o material do fotógrafo principal que você avaliou no processo de contratação do serviço.

Até a próxima!

 

Foto de destaque: Arilson Mathias